Publicado em 03/02/2017
Cipa/Sede faz palestra para colaboradores sobre o mosquito Aedes Aegypt
Mais de 100 colaboradores de Cândido Mota assistiram à palestra ministrada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Morato Leite, sobre a prevenção contra a dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypt. A iniciativa, organizada pela Cipa/Sede, visa disseminar a conscientização sobre a importância de eliminação de criadouros de maneira a impedir que o mosquito se prolifere.
Desde o início do ano, os responsáveis pelo setor de saúde do município se organizam para tentar evitar que haja uma epidemia de dengue em 2017 na cidade de Cândido Mota. A secretária municipal da Saúde e Higiene, Amanda Mailio Santana, alertou que tal risco de uma epidemia se baseia no resultado da Análise de Densidade Larvária feita em 600 moradias do município, o qual registrou a existência de larvas em grande quantidade presentes em criadouros situados nas resistências. O levantamento realizado indica um índice de 5,5 pontos no IB (Índice Breteau). Isso significa que em cada 100 imóveis visitados 5,5 tinham focos do mosquito, enquanto que o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que este esteja abaixo de 01.
O Aedes é responsável pela transmissão de doenças como a Dengue, a Chikungunya e a Zica, além da Febre Amarela. A enfermeira explica que, na verdade, são os mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes os transmissores do vírus da Febre Amarela no ambiente silvestre, tendo o macaco como seu principal hospedeiro. Porém, se uma pessoa que foi contaminada com o vírus da Febre Amarela no ambiente silvestre for picado pelo Aedes Aegypt, este mosquito pode trazer para o meio urbano o vírus da doença. Desta forma, o controle de criadouros que evitem a proliferação do Aegypt é importante para evitar uma epidemia.
Para a presidente da Cipa/Sede, Leila Denise Cavalcante, a palestra foi uma oportunidade de contribuição para o controle de uma possível epidemia em Cândido Mota. Ela destaca que a iniciativa se afina com o propósito da Cipa, tendo em vista que a comissão atua na realização de ações voltadas à saúde dos colaboradores.