Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Publicado em 28/10/2025

Chuvas devem se manter regulares daqui pra frente

  • CLIMA COOPER

A chuva, na região de atuação da Coopermota, deve se manter regular a partir de agora. Ao mesmo tempo, as temperaturas devem ter um declínio.

 

Transcrição da análise do agrometeorologistas Marco Antônio – Rural Clima
Olha, a chuva chegou. Já tivemos chuvas nesse final de semana, a frente fria vem avançando, vai trazer mais chuvas aí para a região da cooperativa, tanto em São Paulo quanto no Paraná, nos próximos dias. Então, teremos um bom volume de chuvas aí na região. Depois, na semana que vem, essas chuvas até se intensificam ainda mais, levando mais chuvas a grande parte das áreas de atuação da cooperativa.
 
E aí, quando se olha para frente, não se vê mais longos períodos de estiagem, ou seja, a toda semana uma frente fria passando e levando chuvas. Lógico que os volumes ainda são um pouco mais irregulares, mas a tendência é que não venha mais faltar chuvas. E aí, quando a gente observa as semanas, a mesma coisa.
 
Não há indícios mais longos períodos sem chuvas. Nada que possa trazer grandes preocupações mais para os agricultores.
 
De uma certa forma, daqui para frente, a tendência realmente é de chuvas mais constantes, não só na região do Candido Mota, mas em todas as áreas de atuação da cooperativa.
 
O plantio está bem atrasado no Brasil, né? Para falar bem a verdade, se você pegar Mato Grosso, Goiás, algumas regiões já estão até com replantios, já tem vários replantios ocorrendo. Mas, quando se olha num todo, apesar desse atraso no plantio da soja, por conta dessas chuvas muito irregulares, temperaturas elevadas, agora no mês de outubro, a gente observa que ainda as condições estão favoráveis para a soja. Isso, se realmente voltar a chover, como os modelos estão indicando, e tem tudo para acontecer, tá?
A probabilidade de que continuem essas chuvas em bons volumes, com boa frequência, boa abrangência ao longo das próximas semanas, ou seja, daqui por diante, a tendência é que o Brasil tenha, sim, ainda uma safra bastante significativa, até podendo superar a produção do ano passado, que foi de 172 milhões, podendo ultrapassar essa produção.
 
O produtor deve fazer o seu planejamento seguindo a nossa orientação, aqui, de chuva. Se planeja direitinho para não ter problema.
 
E quanto ao frio, como é que fica, Marco?
 
As temperaturas caem um pouquinho agora, por conta da passagem dessas frentes frias, né, ela sofre um certo declínio, mas nada que isso traga grandes problemas.
 
Mas é lógico, né, se você tem passagens mais frequentes das frentes frias, tempos mais nublados, as temperaturas não sobem tanto. A previsão é de temperaturas mais amenas.
 
Até mais. Um abraço para você e até semana que vem. Tchau, tchau.

 


Top