Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Publicado em 28/07/2025

Café da manhã homenageia centenas de produtores em unidades da Coopermota

  • DIA DO AGRICULTOR NA COOPERMOTA

A manhã desta segunda-feira, dia 28 de julho, foi iniciada de maneira diferente para centenas de produtores rurais vinculados à Coopermota. Como forma de homenagear os seus milhares de cooperados, um café da manhã foi preparado em todas as suas unidades, atraindo os produtores para um momento de interação entre os próprios agricultores e também entre os colaboradores da cooperativa.

Além do café da manhã, o presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, enviou mensagem de vídeo para os cooperados, com publicação também em jornais da região, destacando a sua admiração e gratidão a todos que compõe o quadro social da Coopermota. “Neste 28 de julho, Dia do Agricultor, a Coopermota faz questão de celebrar e agradecer a cada homem e mulher do campo que, com esforço diário, alimenta cidades, sustenta famílias, movimenta economias e faz o Brasil seguir em frente. Com respeito, gratidão e parceria de verdade, recebam o nosso muito obrigado”, afirmou em carta aberta aos agricultores.

O agricultor José Manzano é cooperado da Coopermota e participou do café da manhã oferecido na unidade de Cândido Mota. Ele destaca a sua satisfação pelo dia. “Eu sinto alegria, pois vivo tranquilo com o que eu faço. É uma data muito importante para todos nós. Temos que cumprir a nossa missão e nunca parar. Seguir firme enquanto puder, enfrentando as barreiras que encontrar”, destaca.

Manzano, assim como muitos produtores da região, herdou a profissão de sua família. “Meus avós e pais sempre foram da agricultura, mas eram de um tempo em que o trabalho era mais difícil, tudo na enxada. Quando víamos um trator ficávamos muito curiosos. Agora, da minha família tem poucas pessoas que trabalham na agricultura. Na minha família por exemplo, tenho dois filhos que nem conhecem roça. Sou o derradeiro da herança que vou deixar para eles”, comenta.

Assim como ele, Edinelson Jose Andreotti, se diz contente com a data. “Nesta data a gente volta ao passado e lembra dos avós, que nos passaram esta função há muitos anos e até hoje a gente vem atua na agricultura. Espero que estes jovens também se envolvam com a agricultura e levem este barco para frente”, almeja. Ele comenta que a cooperativa é muito importante para o agricultor e que ela tem colaborado muito com a vida dos agricultores. “Se não fosse a cooperativa hoje não sei o que seria de nós aqui de Cândido Mota”, avalia.

O gestor da unidade, Marcel Saade, enfatiza a importância do dia e da valorização do cooperado e dos clientes, além dos agricultores de uma forma geral. “Fica o nosso muito obrigado pela parceria de sempre e contem sempre com a coopermota”, diz.

 

Dia do Agricultor

A relevância dos agricultores para o Brasil vem sendo destacada oficialmente desde 1960, quando a data foi decretada pelo então presidente Juscelino Kubistchek, ano em que se comemorava os 100 de criação do Ministério da Agricultura. A criação da data já evidenciava “que o país deve grande parte de sua prosperidade à economia agrícola”, situação que continua em destaque nos dias atuais. Conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o agronegócio produziu um total de R$ 2,72 trilhões, representando 23,2% da economia brasileira.


Top