Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP
A partir desta quinta-feira, dia 1º de maio, será dado início à terceira Campanha de Atualização de Rebanhos, realizada pelo governo do estado de São Paulo. A iniciativa segue ativa após o fim da obrigatoriedade da vacinação contra a Febre Aftosa no estado, com a exigência de atualização cadastral dos rebanhos junto ao sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE). De acordo com comunicado da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), os proprietários devem declarar todas as espécies presentes em suas propriedades até o dia 7 de junho.
A atualização se refere aos bovídeos, o que inclui os rebanhos de búfalos e bovinos, além de equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, envolvendo também as colmeias de abelhas e bicho da seda.
Após a finalização do prazo para a declaração, o produtor que não atualizar os dados junto ao GEDAVE, fica impedido de emitir qualquer Guia de Trânsito Animal (GTA).
Outra forma de efetuar a declaração é se dirigir pessoalmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária distribuídas em suas regionais e também, através do envio por e-mail do formulário, que está disponível em https://defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/DECLARACAO%20SALDO_REBANHO_GERAL_Maio_2025.docx.
"A atualização de rebanhos é de fundamental importância para que a Defesa Agropecuária faça um monitoramento eficaz em relação à sanidade dos rebanhos paulistas, além de ser um balizador para identificar e controlar com maior agilidade um possível surto de doenças que podem trazer prejuízos econômicos aos produtores", explica Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Defesa Agropecuária
Por Felipe Nunes