Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP
No Panorama de Mercado de hoje, a consultora em Gerenciamento de Riscos da StoneX, Maria Eduarda, comenta sobre as expectativas a respeito da decisão de plantio para a nova safra de milho, o que deverá ser anunciado no Fórum da próxima semana. A tendência é que haja aumento de área norte-americana em detrimento da soja. Da mesma forma, destaca a balança de consumo e demanda apertada no âmbito mundial e sem margens para erros. Já no mercado nacional, as indústrias estão com baixos estoques, o que tem feito que o preço do milho tenha subido consideravelmente. A alta demanda para atender as indústrias de ração tem influenciado nesta tendência de alta. Além disso, o plantio atrasado de milho no centro-oeste também contribui para o cenário altista.
Para a soja, a consultora da Stonex comenta sobre as expectativas do mercado internacional em relação às influências dos preços do farelo de soja e do óleo de palma sobre as cotações da Bolsa de Chicago. Além disso, ela cita o relatório divulgado sobre a estimativa de safra da Argentina e destaca queda de produção da soja frente às dificuldades enfrentadas por conta do clima. No Brasil, o adiamento da implementação da nova política sobre os biocombustíveis, passando de B14 para B15, deve gerar maior oferta interna de soja.
Já o gerente de comercialização da Coopermota, Juliano Plens, comenta sobre o atraso da soja na região centro-oeste do Brasil, destacando que a região, por outro lado, continua dentro da janela ideal de colheita. O mercado, por sua vez, continua com as negociações em ritmo lento, o que deve mudar nas próximas semanas diante do avanço da colheita.
Acampanhe as análises na integra.