Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Frigorífico de Peixe Coopermota mantem previsão de início das atividades para o segundo semestre de 2022

15/02/2022

Frigorífico de Peixe Coopermota mantem previsão de início das atividades para o segundo semestre de 2022

A Coopermota segue com as obras de reestruturação do Frigorífico de Peixe Coopermota, localizado no município de Cornélio Procópio/PR, no qual a cooperativa assumiu, no sistema de comodato, em setembro de 2021. A proposta de investimento da cooperativa para o frigorífico é de mais de R$ 7 milhões, recebendo, inicialmente, a produção de piscicultores da região de Cornélio.
Neste momento, as equipes estão atuando em duas frente de trabalho, a primeira visando a ligação e adequação das águas pluviais, calcadas e limpeza no entorno da obra e a segunda empenhada na obra civil de melhorias à planta. 


Como o solo ainda está saturado, a compactação mecanizada só será possível com a diminuição da umidade, situação obtida com, pelo menos, dois dias seguidos sem nenhuma chuva.
Conforme Sergio Elias Ribeiro, Assistente Administrativo Comercial do Frigorífico de Peixe Coopermota, as etapas dos trabalhos consideradas mais críticas já foram concluídas. Temos uma equipe de terceiros e outra de colaboradores da Coopermota, contratados para manutenção, limpeza e arborização e vigilância das instalações. “A obra está seguindo o nosso cronograma, estamos readequando a realidade das instalações e trazendo a nova proposta para a linha de produção”, salienta.


Além da reforma estrutural, os equipamentos do Frigorífico de Peixe Coopermota também estão sento renovados e remodelados “Enviamos vários equipamentos para centros maiores, como Toledo/PR e Brusque/SC, para manutenção e readequação. Acredito que em breve os mesmos já estarão retornando”, afirma Sergio Elias.


Segundo Munir Zanardi, Gestor de Projetos da Coopermota, na nova planta do frigorífico, foi idealizada uma ‘Graxaria’ que buscará aproveitar os subprodutos gerados no abate dos peixes visando evitar problemas ambientais. “Por se tratar de um material rico em proteínas e minerais, o farelo de peixe e óleo de peixe, são comumente empregados na produção de ração para animais de estimação, bem como na utilização em produtos de consumo para humanos, em setores de cosméticos, produtos de higiene e limpeza. Com esse olhar era eminente a necessidade de trabalharmos com essa demanda”, ressalta. Na visão de Zanardi a ‘Graxaria’ poderá atender o Frigorífico de Peixe Coopermota e outros “Teremos uma instalação que atenderá o nosso frigorífico e terá competência para atender outros abatedouros, uma vez que nem todos os frigoríficos podem contar com sua própria ‘Graxaria’, finaliza.


A expansão do Frigorífico de Peixe Coopermota, será gradativa e ampliação da produção com novos turnos e linhas de abate. Segundo consta no projeto de desenvolvimento do frigorífico apresentado pela cooperativa, a capacidade de abate do frigorífico nesta primeira fase de atuação será de 10 toneladas por turno. A previsão de início das atividades é para o segundo semestre de 2022.


Top