Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Área plantada de soja aumenta 7% na safra 2013/2014

11/12/2013

Área plantada de soja aumenta 7% na safra 2013/2014

  • VALE PARANAPANEMA
A ampliação da área se deve à substituição do milho devido ao preço baixo do milho verão e, em algumas regiões, da cana, para correção do solo
 
A abrangência da área de soja plantada na região do Vale Paranapanema, entre os 16 municípios assistidos pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), apresentou um aumento de 7% nesta safra em relação ao ano passado. Os dados foram registrados na última estatística agrícola da Cati, realizada no início deste mês. Com a expansão da soja na região, o total de área plantada passou para 135,9 mil hectares. O município com a maior área cultivada com o grão é Cândido Mota, com 23,5 mil hectares.
  Entre os motivos desta expansão da área de soja, citados pelo coordenador da Cati, Paulo Arlindo de Oliveira, está a redução da área de milho verão, o qual possui baixos preços de mercado e, em alguns casos, a transferência do plantio de cana para a soja na renovação do canavial, visando a melhoria do solo. No entanto, ele destaca que essa transferência não significa que houve a troca de cultura definitiva, em relação à cana.
  Com este aumento da soja no Vale Paranapanema, a estimativa de produção para a colheita, que deve ser realizada entre fevereiro e março de 2014, é de pouco mais de sete milhões de sacas de 60 quilos. Dados do setor técnico rural da Coopermota apontam que o desenvolvimento da soja na região do Vale Paranapanema nesta safra vem sendo bastante satisfatório, alimentando assim a expectativa de boa produtividade. Embora haja preocupação e monitoramento dos produtores quanto à Helicoverpa armigera, tendo ainda cálculos nacionais que estimam aumento de custo de produção diante de uma possível ampliação no número de aplicações de inseticidas, a expectativa para a região no que se refere à rentabilidade do setor é positiva.
  Já para o milho, até mesmo em decorrência da mudança de opção do produtor ao considerar o preço deste grão se comparado à soja, a redução apresentada nesta safra em relação a anterior foi de 15 mil hectares. No total, 100,26 mil hectares estão plantados com milho para a safra 2013/2014. Nesta estatística, Palmital é o município com a maior extensão de propriedades rurais cultivadas com o milho, equivalente a 1,8 mil hectares.
  Ainda entre as culturas que concorrem com a soja na região, em termos de área plantada, a cana ocupa a maior extensão territorial no Vale Paranapanema, chegando a 225,84 mil hectares. Os dados são referentes à cana que já será cortada na safra 2014, com corte fixado entre maio e novembro. A previsão de produção está avaliada em 17,192 milhões de toneladas.
  A mandioca, por sua vez, também apresentou um aumento na área cultivada, ganhando espaços antes destinados à pastagens. A ampliação de área foi de 3 mil hectares em relação à safra anterior. A raíz destinada a agroindústria ocupa nesta safra 12,12 mil hectares em fase de colheita e 9,7 mil de áreas recém cultivadas.

  Safra nacional
  Conforme dados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a safra brasileira 2013/2014 de grãos em geral deve superar o patamar de 195 milhões de toneladas. Este total produtivo representa um aumento de 4,8% em relação ao ano passado. O levantamento foi realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pelo Mapa nesta terça-feira. A soja registrou um aumento na área nacional plantada em 6,2%.




 


Top