Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Campeonato avalia cordeiros alimentados com ração da Coopermota

03/08/2021

Campeonato avalia cordeiros alimentados com ração da Coopermota

  • PARCERIA COM A ASPACO

Iniciada as inscrições para mais uma edição do campeonato que avalia a genética e a carcaça de cordeiros de diferentes regiões, sendo alimentados com ração Coopermota durante três meses

 

Foi dada a largada para o início das atividades de mais uma edição do Campeonato Cordeiro Paulista, realizado pela Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), em parceria com diversas empresas e a Coopermota. Nesta primeira etapa, os criadores devem se inscrever para participar na disputa, mantendo seus animais confinados e alimentados com a ração da cooperativa durante três meses, para a avaliação de desenvolvimento e engorda a partir da genética dos cordeiros alimentados com a nutrição oferecida.

Para a conferência dos resultados, ao final dos três meses os cordeiros são abatidos para que haja a análise de suas carcaças. Cada produtor concorre com três animais, tendo a participação de produtores diferentes raças, entre elas a Sulffok, Ile de France e Dorper, em cruzas variadas.

todos os anos, mais de 100 cordeiros de ovinocultores do estado de São Paulo participam do campeonato. Em pesagens de edições anteriores, alguns cordeiros chegaram a ter um ganho de peso em torno de oito quilos, no período de quinze dias. Dessa forma, facilita-se a comercialização da carne do cordeiro, a partir dos dados obtidos no campeonato. A alimentação realizada no sistema de confinamento com a ração Dieta Total da Coopermota resultou no ganho médio de peso diário de quase meio quilo, no período de 50 dias, entre os animais do ganhador desta fase de avaliação

O veterinário do setor de Nutrição Animal da Coopermota, José Antônio, destaca que a ração da cooperativa vem sendo avaliada nesta competição há vários anos consecutivos e os resultados fisiológicos e comerciais têm sido bastante positivos, eliminando possíveis problema na parte renal dos cordeiros. Ele lembra que outras rações vinham apresentando desdobramentos fisiológicos problemáticos, afetando o casco dos animais, permitindo a incidência de parasitas, entre outros.

 


Top