Agrônomo da Coopermota ministra aula prática sobre milho em projeto de incentivo à leitura
PROJETO CLUBE DO LIVRO
Os aspectos agronômicos do milho, seu ciclo de desenvolvimento, a história da evolução genética da planta e uma série de outros dados fizeram parte da aula prática ministrada pelo agrônomo da Coopermota, Anibal Andrade a alunos do Centro Vocacional Frei Paulino, de Cândido Mota. Por cerca de 1h30 ele falou com as crianças sobre o milho e encantou alunos e professores.
A aula prática foi parte integrante de um projeto que vem sendo desenvolvido pelo Centro Vocacional, intitulado Clube do Livro. A inicitiva envolve crianças de diferentes idades, com ações voltadas ao incentivo à leitura. Por meio do projeto, os participantes se reúnem para fazerem leituras coletivas sobre determinados livros e autores, além de conversarem sobre o tema. Atualmente, o livro que vem sendo estudado no Clube é “O lavrador de Ipanema”, de Rubem Braga. Neste livro, o autor reúne crônicas que falam sobre o seu amor pela natureza, com textos que se referem às plantas de seu jardim, assim como árvores da sua rua e outras espécies com as quais convive diariamente ou que fazem parte de sua memória afetiva.
As conversas desencadeadas sobre as plantas já na primeira crônica do livro inspiraram as educadoras do Centro a buscar apoio da Coopermota para firmar uma parceria que possibilitasse o aprofundamento sobre o tema. Desta forma, o agrônomo Anibal foi convidado a estar com os alunos e explicar detalhes sobre o milho, tão comum na região. Conforme relatam, a participação de Anibal em um dos encontros do Clube enriqueceu muito a discussão suscitada entre os participantes e contribuiu para o encantamento das crianças tanto pela leitura quanto pelos aspectos do meio agrícola, do qual fazem parte.
Além de participarem de encontros com didática e proposta diferenciada, as crianças receberam kit com publicações em diferentes formatos para incentivo à leitura. Entre as publicações esteve a revista da Coopermota, O Campo, que traz abordagens mais direcionadas ao mundo agro.