Publicado em 29/11/2013
Palestra sobre alcoolismo encerra Sipat da Coopermota
Desde o início da semana, os colaboradores da cooperativa tiveram orientações sobre diferentes temas relacionados à prevenção de acidentes
Os problemas ocasionado pelo álcool tanto no meio familiar quanto no ambiente de trabalho foram abordados em palestra realizada na manhã desta sexta-feira, no auditório da Coopermota, em Cândido Mota. A atividade encerrou a programação de palestras da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). O médico psiquiatra, Ricardo Beauchamp, comenta que um alcoolista apresenta alguns indícios de que o seu envolvimento com a bebida está no nível do alcoolismo, de forma sútil. Trata-se de um problema que inicialmente desestrutura o ambiente familiar e, em seguida, traz uma série de outras consequências como a violência, o desemprego e outros fatores.
O alcoolismo é uma doença que atinge grande parte da população, mas muitos não reconhecem a dependência e, pelo contrário, a negam, afirmando ter o controle sobre o vício, podendo interrompê-lo a qualquer momento, conforme sua vontade. Contudo, Beauchamp explica que o uso contínuo de álcool faz com que o organismo adquira uma certa tolerância, que contribui para que este consumo seja ampliado.
Ele acrescenta que se há um caso de alcoolismo em uma empresa, o problema não fica centralizado somente junto ao indivíduo que tem o vício, mas se estende para os colaboradores que convivem com esta pessoa.
Top