Campanha Nacional do Dia programa arrecadações em unidades da Coopermota
"Se podemos ajudar de alguma maneira, com certeza vamos nos dispor a contribuir", diz presidente
Entre os dias 10 de junho e 10 de julho, a Coopermota manterá postos de arrecadação em todas as suas unidades, em total de 18 cidades. Serão arrecadados alimentos não-perecíveis, roupas, agasalhos, água sanitária, sabonetes, sabão e máscaras de tecidos. Todos os produtos doados serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade de cada município.
A iniciativa faz parte da Campanha Nacional do Dia C, mantido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a qual enfatiza a importância do ato de cooperar. Em um mesmo dia, todas as cooperativas participantes realizam a celebração à data, fazendo alusão à afirmação de que “todo dia é dia de cooperar”. Como todos os anos, a celebração do Dia C será no dia 04 de julho, com a divulgação dos resultados nacionais de arrecadação. Contudo, neste ano, a “comemoração” da campanha será exclusivamente digital, com o conteúdo disponibilizado nas redes sociais para difusão da proposta de cooperação entre os usuários, a partir da #VemCooperar.
Cada cooperativa realiza a campanha de cooperação conforme a sua realidade e, no caso da Coopermota, a iniciativa nasceu da junção de demandas que surgiram desde o início do ano, agregando as necessidades ocasionadas em decorrência da pandemia que está em curso, das necessidades de roupas diante da chegada do frio e dos alimentos para a ajuda às famílias de uma forma geral. A expectativa é que centenas de produtos sejam arrecadados. “Se podemos ajudar de alguma maneira, com certeza vamos nos dispor a contribuir. Temos estas demandas em curso e, com estas ações, a cooperativa cumpre com a sua função de auxiliar no desenvolvimento da comunidade em que está inserida”, afirma o presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel.
Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009, como um projeto inovador, realizado em Minas Gerais. Após o sucesso que alcançou naquele estado, passou a ser realizado em outros seis estados como um projeto piloto a partir de 2013. Em 2015 a OCB vinculou as iniciativas isoladas do Dia C em uma campanha nacional, que passou a fazer parte da agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), prevendo a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Conforme divulgação da OCB, desde que surgiu, ao completar 10 anos, o Dia de Cooperar envolve 1,5 mil cooperativas beneficiam mais de 2 milhões de pessoas por meio do trabalho de 121 mil voluntários.