Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Mais dois estados têm estado de emergência fitossanitária decretado

28/11/2013

Mais dois estados têm estado de emergência fitossanitária decretado

  • HELICOVERPA ARMIGERA

Até o momento, apenas os estados da Bahia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais tiveram os estado de emergência fitossanitária


  Nesta semana, mais dois estados tiveram o estado de emergência fitossanitária decretado pelo Governo Federal, devido ao ataque da lagarta Helicoverpa Armigera. Com isso, quatro estados já podem importar o produto à base de Benzoato de Emamectina, destinado especificamente ao combate desta lagarta. Entre eles estão a Bahia, primeiro a ter a situação de emergência reconhecida, Mato Grosso, e agora também, Goiás e Minas Gerais, este último com limitação de extensão do estado de emergência a 90 municípios, entre as 853 cidades mineiras. Em São Paulo, a situação é mais tranquila e vem sendo controlada normalmente, sem medidas complementares para essa iniciativa.
  O insumo que deve ser utilizado pelos produtores contra a Armigera não possui liberação de uso no Brasil, porém a sua importação foi liberada mediante a constatação da situação de emergência, conforme autorização publicada no início do mês pelo governo. Além da importação do produto, o “plano de supressão da praga”, em que consta a liberação do uso de Benzoato de Emamectina, também estão previstas medidas preventivas para o seu controle.
  O agrônomo da Coopermota, Rômulo Sussel Decleva, explica que no início do mês de novembro houve uma intensa pressão junto aos produtores devido ao grande número de lagartas encontradas nas lavouras, porém destaca que a situação atual é de estabilização do quadro de ataque. Ele comenta que as lavouras que tiveram o plantio mais antecipado, próximo ao início do mês, receberam esta pressão das lagartas, porém aquelas plantadas depois do dia 15 de novembro, já encontraram uma situação mais tranquila. Contudo, Decleva alerta os produtores para que não deixem de realizar o controle sistemático de suas lavouras, já que pode haver novas situações de pressão da lagarta, tendo em vista os diferentes estágios do ciclo da praga. 

 

  

 


Top