Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Coopermota dá início à campanha contra a aftosa

30/04/2019

Coopermota dá início à campanha contra a aftosa

  • IMUNIZAÇÃO
   A campanha contra a aftosa começa nesta quarta-feira, dia 01 e se estende até 31 de maio. Em todo o estado de São Paulo, deve ser imunizado um total de 11 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, conforme dados de cadastros da Defesa Agropecuária. Neste ano, a vacinação terá dosagem reduzida, passando de 5ml para 2ml. Todas as lojas da Coopermota estão abastecidas com as doses da vacina, para comercialização a partir deste 01 de maio, além de doses para imunização contra carbúnculo, botulismo, bem como vermífugos e medicamentos variados para o rebanho.
   A mudança na dosagem faz parte de uma série de medidas adotadas na estratégia de imunização, com vistas a uniformizar a condição de imunização de todos os animais do país e a posterior retirada da obrigatoriedade da vacinação, prevista para 2021.
   Desde o ano passado, a abrangência do rebanho a ser vacinado foi invertida entre novembro e maio, ficando para esta primeira fase a vacinação de todos os animais e, para novembro, o limite de até dois anos de idade.
   Com a informatização do sistema de declaração dos rebanhos, a partir do Gedave, da Defesa Agropecuária, todas as vacinas comercializadas são controladas por meio do sistema, o que também traz reflexos para a declaração das imunizações realizadas pelo produtor. A declaração, que deve ser realizada até 07 de junho, deve ser cadastrada no sistema, com auxílio de profissionais da Defesa ou pelo próprio produtor.
 
ORIENTAÇÕES DA DEFESA AGROPECUÁRIA
   “A vacina, que nunca pode ser congelada, deve ser mantida entre 2 e 8 graus Celsius, tanto no transporte como no armazenamento, usando uma caixa de isopor, com no mínimo dois terços de seu volume em gelo para que a vacina não perca sua eficácia. Para realizar a vacinação deve ser escolhido o horário mais fresco do dia, classificando os animais por idade (era) e sexo, para evitar acidentes. É necessário usar seringas e agulhas novas e higienizadas, sem o uso de produtos químicos (nem álcool, nem cloro).
   O local da aplicação é no terço médio do pescoço (tábua do pescoço) e, independentemente da idade, a dose de vacina é de 2 mL. As agulhas devem ser substituídas a cada 10 animais, para evitar infecções, tendo os frascos mantidos resfriados durante a operação.
   A vacinação é obrigatória. Deixar de vacinar e de comunicar a vacinação sujeita o criador a multas de 5 Ufesps (128,50 reais) por cabeça por deixar de vacinar e 3 Ufesps (77,10 reais) por cabeça por deixar de comunicar. O valor de cada Ufesp - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo - é de 25,70 reais”.

Top