Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Coopermota promove ciclo de palestras

17/07/2013

Coopermota promove ciclo de palestras

  • Agência Coopermota

Desde o início da temporada 2013, a Coopermota organiza diversas reuniões destinadas a orientar os produtores do Vale do Paranapanema sobre o manejo do solo e o cultivo de grãos, além de abordar vários assuntos incluídos no calendário da Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana. Um dos habituais palestrantes é o experiente Vinicius Xavier, da FCStone, que rotineiramente analisa o mercado agrícola como um todo. Outro é o consultor internacional José Osmar Lorenzi, um dos principais especialistas do País no item mandioca.

Coube ao engenheiro agrônomo Jorge Verde, da Bayer CropScience, abrir a série do gênero milho nas dependências da cooperativa, em Cândido Mota. Todos já sabem que o tipo safrinha é a bola da vez. As condições climáticas o favorecem. O tema também contribuiu para preencher a sequência do roteiro definido como Dia de Campo, que as Unidades/Coopermota estão acostumadas a promover em alguns municípios regionais. É o que se viu e ouviu em Campos Novos Paulista na fala de Carlos Eduardo Gaspar (DuPont Pioneer) a uma curiosa plateia de agricultores reunidos em frente do estande montado nas terras de José Roberto Borges.

Em seguida, a Fazenda Itália recepcionou mais dois influentes nomes do circuito: Michel Piemonte (chefe de produtos da Timac Agro, coadjuvado pelo ATC Lucas Zarzetto e o RTC Tiago Machado da Silva (ambos da mesma empresa). Já o engenheiro agrônomo Walter Luis Rossi (da Agroeste Sementes (do grupo Monsanto), juntamente com o ATC Lucas Barbosa. Piemonte citou avançados mecanismos de adubação. Enquanto isso, Rossi contaria que sobram recursos tecnológicos para que as colheitas – no caso, ele se referia ao milho – apresentem a mais elevada qualidade. Afinal, as evidências não mentem, especialmente no Vale do Paranapanema.

 

Em Taciba, o pesquisador Ademir Calegari (Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR) expôs científicos detalhes que envolvem a “diversificação de culturas e o equilíbrio dos organismos do solo”. Não faltaram minuciosas explicações focadas no manejo, correção e combate a determinadas doenças, como nematóides e outras. O encontro aconteceu na Fazenda Bambu, de Sebastião Correia Pereira. Além do superintendente comercial da Coopermota, Sandro Amadeu, compareceram pelo menos 40 produtores rurais da região de Presidente Prudente. No fim, todos elogiaram o alto nível da palestra. Nada mais compreensível. Confiram outros eventos em AGENDA.

 

Veja as fotos


Top