Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Campeonato comprova qualidade de ração fabricada pela Coopermota

19/11/2013

Campeonato comprova qualidade de ração fabricada pela Coopermota

  • CORDEIROS

Os animais foram alimentados no sistema de confinamento e, posteriormente, abatidos para análise da quantidade de gordura na carne

 Os resultados do XII Campeonato Cordeiro Paulista, promovido pela Associação Paulista de Criadores de Cordeiros (Aspaco), divulgados nesta semana, trouxeram dados que comprovam a qualidade da ração fabricada pela Coopermota. Em 52 dias de confinamento, 160 animais foram alimentados exclusivamente com a dieta total da cooperativa, destinada especialmente a ovinos. Os dados finais do evento apontaram um bom desenvolvimento de engorda dos cordeiros, bem como um aproveitamento de carcaça em um patamar avaliado entre muito bom e excelente, conforme padrão europeu de análise, denominado de Seurop.

 As pesagens dos animais detectaram uma engorda média de 322 gramas por dia, chegando a registrar o aumento de peso diário de 481 gramas junto um dos cordeiros do produtor Wilson Garcia, de Susanópolis/SP. Contudo, o campeonato analisou a média de peso dos quatro animais de cada produtor participante da disputa, aliada ao acabamento do animal, após o abate e análise dos resultados finais. No que se refere à avaliação da quantidade de gordura existente na carne dos cordeiros a serem comercializados, os 10 primeiros criadores classificados conquistaram nota máxima de acabamento neste quesito.

 Tanto o acompanhamento da engorda dos animais, quanto da gordura acumulada na carne dos ovinos visa avaliar a genética de diferentes raças diante do consumo da dieta adotada no campeonato, com ração especial da cooperativa. Uma melhor qualidade do produto a ser comercializado, tanto no mercado interno como no externo, traz bons resultados ao criador desta espécie. A camada ideal de gordura, por exemplo, garante a proteção do produto final em relação ao frio das câmaras onde são acondicionados, com o objetivo de mater a maciez e suculência da carne. As análises das carcaças foram realizadas pelo zootecnista Rafael Silvio Bonilha Pinheiro, professor da Unesp, de Ilha Solteira.

 

 


Top