Coopermota participa de audiência sobre fretes com Michel Temer
Além da Coopermota, também estiveram presentes integrantes das cooperativas Coamo, Cocamar, Comigo, Coopercargas, Coxupé e C-Vale
Um grupo de representantes de cooperativas do Paraná e de São Paulo, liderados pelo presidente da Organização das Cooperativas (OCB), Márcio Lopes de Freitas, realizou audiência com o presidente Michel Temer, em Brasília, na tarde da última quarta-feira, dia 01, para fazer reivindicações sobre a atual situação dos fretes no país. O presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, fez parte da equipe e destaca que o grupo reivindicou ajustes na tabela do frete, tendo em vista os problemas que a atual situação vem acarretando ao setor, com altos custos que têm dificultado muito a atuação de toda a cadeia produtiva.
Além da Coopermota, também estiveram presentes integrantes das cooperativas Coamo, Cocamar, Comigo, Coopercargas, Coxupé e C-Vale. Frente às demandas apresentadas pelas cooperativas, Temer prometeu tomar providências que atendam, pelo menos minimamente, as expectativas da categoria.
Desde maio, quando a tabela de fretes foi publicada pelo presidente Michel Temer, como desdobramento da pressão realizada por meio da greve dos caminhoneiros, o setor vem sofrendo influências no valor dos produtos comercializados. Diferentes entidades organizadas vêm pressionando o governo para rever os valores desta tabela.
A reclamação dos produtores rurais está ligada, principalmente, ao custo dos insumos. Muitos afirmam que não terão condições de pagar pelo valor destes produtos, o qual segue em alta influenciada pelo frete. No início do mês passado, o ministro Blairo Maggi se manifestou sobre o assunto, afirmando que o preço estaria “extremamente elevado, o que praticamente inviabiliza o setor produtivo”. Diante disso, afirmou que a tabela seria revisada.