Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Tributo a Jair Rodrigues lota Centro Cultural em evento viabilizado por cooperativas

04/09/2017

Tributo a Jair Rodrigues lota Centro Cultural em evento viabilizado por cooperativas

  • CIRCUITO SESCOOP DE CULTURA
   A cidade de Presidente Prudente comemora mais um ano de sua emancipação política no dia 14 de setembro e, na programação das atividades organizadas para o mês, esteve o show de Luciana Mello e Jair de Oliveira, filhos de Jair Rodrigues. O tributo ao pai, promovido pelo Circuito Sescoop de Cultura que, em Presidente Prudente, foi viabilizado pela união da Coopermota, Sicoob Paulista, Uniodonto e Sicredi, atraiu centenas de expectadores no Centro Cultural Matarazzo.
   Em clima descontraído, os irmãos interpretaram canções que se tornaram sucessos na voz de Jair Rodrigues, passando tanto o samba quanto pelo MPB, além de também cantar músicas que fazem parte de seus repertórios pessoais.  
   Os ingressos do show foram trocados por três litros de leite longa vida, com postos de troca nas cooperativas participantes. Os alimentos serão doados ao Fundo Social de Solidariedade, que encaminhará os mantimentos às entidades que estiveram com maior necessidade.
   O presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, destaca que a cooperativa presa em oferecer atividades culturais e sociais às comunidades dos municípios em que suas unidades estão instaladas. A proposta é promover a assistência técnica para a produção de grãos e demais vertentes de atuação da cooperativa, mas também contribuir com a formação cultural e social das pessoas, contribuindo para a busca de uma melhor qualidade de vida.
   A analista do Sescoop, Nilza Lopes, destaca em entrevista à imprensa que a atuação de várias cooperativas em Presidente Prudente facilita a organização de eventos como este, estimulando a cultura e a intercooperação destas cooperativas. Destaca que a cidade possui um teatro com boa estrutura, o que, segundo ela, é de grande importância para que se possa trazer espetáculo de grande porte como foi o tributo a Jair Rodrigues.
 
Sobre o Circuito
   O Circuito Sescoop/SP de Cultura, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, tem a proposta de levar atrações de teatro, circo, dança, música, cinema, intervenções artísticas e oficinas criativas ao público de toda a região, especialmente municípios com poucas opções culturais. Criado em 2016, o programa é resultado da experiência consagrada do Mosaico Teatral, Mosaico na Estrada e Mosaico Jovem, que, por mais de 15 anos, possibilitaram o acesso à arte a mais de 664 mil pessoas em 110 cidades paulistas.
O cooperativismo é um modelo de negócios que busca unir desenvolvimento econômico e social. Sua filosofia é a de transformar o mundo em um lugar mais justo e equilibrado, com melhor distribuição de renda – empreendimentos cooperativos geram riqueza de modo proporcional à participação de cada um dos seus cooperados.
As cooperativas buscam impactar não apenas a própria realidade, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades e do mundo. Levar a arte a todos é uma das formas que as cooperativas paulistas e o Sescoop/SP encontraram de contribuir com a sociedade. A arte é um elemento essencial da cultura de um povo e de uma nação e o cooperativismo compartilha da ideia de arte como representação e reafirmação da vida. O Sescoop/SP vem apostando na diversificação das linguagens artísticas para levar a cultura a amplos setores da população e colocar em prática os princípios cooperativistas, reforçando a vocação social do movimento.

Top