Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP
Cerca de 360 litros de leite foram repassados ao Fundo Social de Solidariedade
As cooperativas Coopermota, SicoobCredimota e Credicana realizaram, na manhã desta terça-feira, a entrega dos alimentos arrecadados com o espetáculo Circo de Pulga, apresentado em Palmital, no sábado, dia 09. Foram aproximadamente 360 litros de leite doados pelo público presente, os quais foram repassados ao Fundo Social de Solidariedade de Palmital. A peça teatral faz parte do projeto Mosaico Teatral, desenvolvido pelo Sescoop.
O convite para assistir a peça foi trocado por um litro de leite, porém o número de alimento conquistado por meio do evento foi bastante superior à quantidade de público presente. O Centro Cultural Antônio da Silva Cunha Bueno, local onde foi apresentado o espetáculo, tem capacidade para 150 pessoas, porém chegaram a ser acomodados cerca de 170 espectadores.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Ornélia da Silva, as doações serão distribuídas entre aqueles que estão na lista da entidade para o recebimento de leite. Ela comenta que são aproximadamente 300 pessoas, entre idosos e crianças, que dependem desta doação. Silva destaca que o Fundo precisa de doações como esta para que a entidade consiga manter as suas atividades.
O presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel (Branco Fadel), afirmou que o ato de entrega dos alimentos ao Fundo Social de Solidariedade daquele município é uma contribuição que as cooperativas parceiras dão ao município, levando não só o benefício de atendimento técnico aos seus cooperados, como também trazendo opções culturais aos moradores da região e contribuindo com ações sociais de uma maneira mais abrangente. \"Se nos unimos ficamos mais fortes para atuarmos na contribuição de melhores condições de vida às pessoas\", afirma.
Da mesma forma, o presidente da SicoobCredimota, Sonivaldo Grunzweig Pinto, destaca que o intuito das cooperativas é proporcionar meios para que a comunidade onde estão inseridas tenham acesso a instrumentos que lhes proporcionem melhores condições de vida. Ele cita que estudos apontam que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é maior nas cidades em que há a atuação de coooperativas. \"Estamos fazendo a nossa parte\", diz.
Neste sentido, o presidente da Credicana, Waldyr Max Junior, salientou que a palavra-chave da ação realizada em Palmital neste final de semana foi “parceria”. “Este evento jamais seria realizado sem a parceria entre o Sescoop e as cooperativas da região. Sempre falamos em cooperativismo e, com esta nossa ação, estamos dando o nosso exemplo de que esta é uma boa iniciativa em busca de uma vida mais justa e igualitária”, avalia.