Encontro regional aborda mudanças na legislação e viabilidade de empreendimentos de piscicultura
FORMAÇÃO
Centenas de pessoas envolvidas com atividades do setor estiveram presentes e acompanharam as palestras e exposições; a Coopermota foi parceira do evento.
Produtores, empreendedores e técnicos estiveram reunidos durante todo o dia, em Piraju, nesta quarta-feira, dia 22, para buscar informações e trocar experiências no Encontro Técnico Regional de Piscicultura, organizado pelo Instituto de Pesca da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). O evento foi viabilizado na região por meio da parceria com a Coopermota, empresas privadas e institutos de formação rural e pesquisa. Foram abordadas as mudanças na legislação para a regularização ambiental da atividade aquícola, bem como apresentados modelos de investimentos que auxiliam na viabilidade dos empreendimentos do setor.
Centenas de pessoas envolvidas com atividades aquícolas estiveram presentes e acompanharam as palestras e exposições do evento. A Coopermota participou com um ponto de demonstração dos produtos que comercializa com atenção ao setor animal, tendo mais de 50 tipos de rações, além das opções de nutrição animal para a linha da piscicultura propriamente dita.
Na programação do evento estiveram diversos temas pertinentes ao setor, com a abertura sendo realizada por integrantes do projeto “Angra Doce”. Trata-se da união de esforços de 15 municípios para um projeto de turismo a ser implantado no entorno do limite entre os estados de São Paulo e Paraná, próximo à Usina Hidrelétrica de Chavantes. O objetivo do projeto é a preservação das riquezas naturais existentes na região e impulsionar o turismo nos municípios que compõem a área.
Outros temas também foram discutidos entre os participantes do evento como a regularização ambiental, procedimentos de outorga, qualidade da água frente à importância deste bem para a piscicultura, o cultivo de peixes em viveiros escavados, o processamento do pescado e a automatização da piscicultura em tanques-rede.