Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

11ª Coopershow reúne inovação tecnológica, parcerias e opções de geração de renda ao homem do campo

27/01/2017

11ª Coopershow reúne inovação tecnológica, parcerias e opções de geração de renda ao homem do campo

  • TECNOLOGIA DE OUTRO MUNDO

  A difusão de tecnologias para aumentar produtividade e renda do pequeno e médio produtor rural foi o foco da 11ª Coopershow, em Cândido Mota, realizada pela Coopermota, que seguirá até a próxima sexta-feira, 27. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, visitou a feira nesta quinta-feira, 26, e destacou a importância das parcerias e do cooperativismo para o sucesso da produção no campo. 
  "A Coopermota aponta caminhos a serem seguidos. São palestras muito consistentes e debates significativos sobre questões importantes como o bom uso da água e a preservação de nascentes", destacou Arnaldo Jardim, lembrando que o governador Geraldo Alckmin é um entusiasta do sistema de cooperativismo. 
  "O governador Alckmin sempre tem os olhos voltados para a nossa região e sabe da importância do cooperativismo par nós", reforçou Edson Fadel, presidente da Coopermota, explicando ainda que essa união de homens do campo é extremamente necessária em Cândido Mota e nos municípios vizinhos "porque a maioria dos produtores aqui é de pequenos", disse. 
  O modelo de atuação conjunta também foi destacado por Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), ao apontar que "o movimento cooperativista trabalha pelas pessoas". 
  Del Grande lembrou ainda da atuação do secretário Arnaldo Jardim em favor das entidades dizendo que "em Brasília ele sempre defendeu o cooperativismo", usando como bom exemplo a lei de autoria de Arnaldo Jardim em favor das associações.    A programação do evento conta com palestras sobre compactação de solo, plantio direto e matéria orgânica; manejo de milho para altas produtividades; importância da qualidade da semente na Integração Lavoura-Pecuária; manejo eficiente de percevejos no sistema milho-soja; e preservação e sustentabilidade em madeira preservada. 
  "A minha expectativa para esta edição da Coopershow é das melhores, principalmente na minha área, que é de inovação tecnológica", revelou Benedito Hélio Orlandi, vice-presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação. A entidade é parceira do Instituto Agronômico (IAC) da Secretaria no desenvolvimento de pesquisas sobre este sistema de plantio. 

Eleitos 
Na próxima sexta-feira, 27, a partir das 15h, a Coopershow promoverá mais uma premiação dos melhores ovinos e caprinos, realizada com a Associação Paulista de Caprinos e Ovinos (Aspaco). "Já são quatro anos de parceria com a Coopermota na promoção do Campeonato Cordeiro Paulista, onde avaliamos os melhores animais comerciais", explicou Bruno Garcia, presidente da entidade. 
  Será feita também a avaliação dos melhores animais vivos, levando em conta questões como ganho de peso e conformação. O concurso incentiva o produtor rural a melhorar cada vez mais a qualidade de seu caprino ou ovino, mas serve também para chamar a atenção de outros pecuaristas sobre a potencialidade deste tipo de criação. 
  Garcia explicou que, com a mecanização da cana-de-açúcar e consequente sobra de áreas, a criação desses animais é uma boa alternativa de renda para os proprietários rurais – que aproveitam o espaço declinado onde não pode haver a canavicultura para diversificar sua produção, gerando mais renda. 
  A programação termina na sexta-feira e oferece ainda vitrine de tecnologias para o campo, equipamentos, insumos e um espaço onde produtores rurais de toda a região podem trocar experiências e realizar negócios.  

Por Hélio Filho 
  
  
Assessoria de Comunicação   
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo   
(11) 5067-0069


Top