Produção de origami é levada a crianças para falar sobre a cooperação e cooperativismo
CIRCUITO SESCOOP/SP DE CULTURA
Estudantes da Emef Maria José da Silva Valverde, de Assis, participaram de oficina de Kusodama, um tipo específico de origami, em duas intervenções distintas. A iniciativa envolveu alunos do quarto e quinto ano do ensino fundamental, em uma atividade proposta pelo Sescoop, com apoio das cooperativas Coopermota, Unicredi Bandeirante, SicoobCredimota e Unimed Assis.
A artista Liane Bittencourt, de São Paulo, conduziu o ensino da técnica japonesa que foi levada às crianças para abordar o tema da cooperação. A “flor” formada a partir da participação de dezenas de pessoas nas dobraduras só se realiza com o envolvimento de todos. Para cada Kusodama são necessários 60 pedaços de papel de 15x15 centímetros, dobrados estrategicamente para a composição final de colagem das 12 flores realizadas no sistema de dobradura.
A ação faz parte do Circuito Sescoop/SP de Cultura, na ação de Formação de Público para o Cooperativismo e a Cooperação, da qual a Coopermota faz parte. Com esta atividade, a escola concluiu o projeto de discussão sobre o cooperativismo e a cooperação. Neste projeto, os alunos acompanharam a apresentação de um espetáculo, a leitura de livro e a oficina de Kusodama, todos com a reflexão sobre o tema.
As crianças receberam as informações de forma bastante atenciosa e assimilaram a reflexão sobre a importância de cooperar com o colega para a realização de ações conjuntas. Tal fato pôde ser percebido na fala de Raquel Evangelista, de nove anos, que respondeu prontamente ao ser questionada sobre a atividade que estava desenvolvendo, em comparação com o teatro já assistido no dia 09 de junho, antes do início do recesso escolar da unidade. “O mais importante que percebi é que eles (os personagens da peça teatral) cooperavam entre si e aqui também temos que ajudar o outro a fazer a flor”, comenta.