Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Dia de campo em Taciba reúne produtores da região de Prudente

29/07/2016

Dia de campo em Taciba reúne produtores da região de Prudente

  • INFORMAÇÃO
Agricultores das regiões de Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Iepê, Mirante do Paranapanema e Presidente Prudente se reuniram em Taciba, para o dia de campo realizado pela Coopermota, Agroeste e TimacAgro, sobre a cultura do milho. As demonstrações trouxeram informações sobre híbridos de grão duro e semiduro, ideais tanto para as safras de inverno como verão, além de produtos que auxiliam na fixação do nitrogênio nas plantas.
Na primeira localidade, o milho ainda estava no início da fase de finalização do ciclo, já na segunda estação de demonstração, o híbrido estava praticamente seco, pronto para a colheita. Em ambas situações, as espigas apresentavam bom enchimento dos grãos e sanidade.  Conforme dados das empresas participantes, os híbridos oferecem segurança, performance e bom peso na colheita. Tais respostas são obtidas com o auxílio dos produtos de nutrição sugeridos para a safra.
O representante da Agroeste, Luciano Soler, enfatizou a capacidade do híbrido apresentado em suportar condições adversas como as ocorridas nesta safra. Comentou que a variedade possui uma particularidade de ter um colmo com boa sustentação e apresentar uma capacidade de enraizamento expressiva. Citou, no que se refere ao terceiro híbrido apresentado, o baixo índice de multiplicação do nematoide, sendo maior apenas do que a crotalária.
Da mesma forma, a representante da TimacAgro, Flávia Santos, destacou a ação de fixação do nitrogênio por meio do produto de nutrição da planta apresentada para os agricultores. “A raiz é a boca da planta. É por onde ela se alimenta. Nestas raízes vocês podem perceber estes pelinhos absorventes, que recebem os nutrientes que estão no solo. Porém, estes pelinhos têm vida útil de apenas uma semana. Depois disso eles precisam ser repostos”, explicou. Valorizou a importância do tratamento de semente para que o híbrido tenha uma melhor germinação, um stand melhor formado e outros fatores.
Santos sugeriu que um híbrido de boa qualidade deve ser aliado a um tratamento de semente adequado, seguido de uma boa nutrição. Neste quesito, destaca o produto nitrogenado, que possui ação na redução da volatização do nitrogênio, bem como no controle da acidificação do solo e a lixiviação (extração dos constituintes químicos do solo), ocorrida por fortes chuvas que ocorram nas áreas onde este nutriente tenha sido aplicado.

 


Top