Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Final de campeonato paulista conclui análise sobre genética de cordeiros

06/11/2013

Final de campeonato paulista conclui análise sobre genética de cordeiros

  • PATROCÍNIO DA COOPERMOTA

O campeonato resulta na tipificação e classificação das carcaças dos cordeiros

 Será realizada, neste domingo, a pesagem final do XII Campeonato Cordeiro Paulista, a partir das 9h, em Araçatuba. Na ocasião, será concluída a análise dos cordeiros participantes da disputa, com atenção à genética de diferentes raças frente ao desenvolvimento do animal alimentado com a ração da Coopermota, oferecida aos cordeiros. Além do patrocínio da cooperativa, com a disponibilização da ração para a alimentação dos cordeiros, o campeonato também conta com a contribuição de pesquisa da Unesp, de Araçatuba.
 Aproximadamente 160 cordeiros de ovinocultores de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul participam do campeonato. Além da ração da Coopermota, o ovinocultor, Bruno Garcia, associado da cooperativa, participa da disputa, em Araçatuba, com um lote de ovinos. Os animais vem sendo mantidos no sistema de confinamento desde setembro e o seu desenvolvimento será avaliado a partir do resultado final de pesagem, frente aos dados já coletados nas três averiguações de peso quinzenais anteriores, sendo uma em setembro e duas em outubro. Na terceira pesagem, alguns cordeiros chegaram a ter um ganho de peso em torno de oito quilos, no período de quinze dias.
 Com as análises realizadas por meio do campeonato, que é financiado pela Fapesp, são tipificadas e classificadas as carcaças do cordeiro. Dessa forma, facilita-se a comercialização da carne do cordeiro, a partir dos dados obtidos no campeonato.


Fotos: Aspaco

 


Top