Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Festa junina de Palmital exibe criatividade e empolga público

04/07/2016

Festa junina de Palmital exibe criatividade e empolga público

  • FESTANÇA
Aproximadamente mil pessoas participaram da festa junina da Coopermota, Unidade de Palmital, realizada na última sexta-feira, dia 01 de julho. A festa popular reuniu agricultores e membros da comunidade em geral, não só do próprio município, como também de regiões próximas. Na decoração, o toque de criatividade chamou a atenção dos participantes, tendo espaços preparados para fotos, bate papo e outros.
A animação da festa ficou por conta da dupla sertaneja da cidade composta pelos cantores Clóvis e Nardo, que levaram a “cantoria” noite adentro depois das preces e orações aos santos juninos. Para o gestor da Unidade, Nilton Andrade, o diferencial da festa foi a animação das pessoas presentes. Para ele, a festa foi uma verdadeira comemoração que contou com a participação de todos os colaboradores da unidade, que de uma forma ou de outra se dispuseram em auxiliar nos preparativos e na realização do evento. “Todos estão de parabéns. Agradecemos a cada um que se empenhou para o sucesso que obtivemos”, afirma.
Além dos colaboradores da unidade, a festa também contou com a ajuda direta dos agricultores Ítalo Modanes e Tereza Modanes, bem como de José Nilo Bizzoto e Maria Angela de Oliveira Bizzoto, que prepararam os bolos de milho para festa no barracão da igreja Santo Inácio.
No cardápio estiveram a esfirra aberta e a pipoca “prá enganá o stombi”, bem como tortas salgadas, feijoadinhas de milho, bolos de milho, cachorros quentes e pães com carne “prá forrá o bucho”.  Não faltou quentão, vinho quente, leite quente, e bebidas frias “prá moiá o bico” e na “barraca di doce”, o algodão doce, uma variedade de bolos, rosquinhas de pinga e cajica adoçaram a noite do público presente, que ainda teve no “cantinho da roça”, a degustação de café de coador e rosquinhas.
 
Solidariedade
A festa junina de Palmital é realizada há pelo menos 15 anos, tendo sido iniciada no formato colaborativo e há cerca de oito anos ocorre no formato atual de organização. Há alguns anos, além dos festejos propriamente ditos, a festa também tem o caráter de solidariedade, a partir da doação dos recursos obtidos na venda de bebidas frias a entidades da cidade. Neste ano os valores obtidos com esta iniciativa serão revertidos à Santa Casa do município.
 
 
 

Top