Projeto une musical, leitura e oficina para falar sobre cooperação
Pelo menos 280 crianças da escola municipal Maria Jose da Silva Valverde, de Assis, assistiram ao espetáculo, O Coelho Engenheiro, encenado naquele local, em um total de 320 expectadores entre funcionários, estagiários e professores. A atividade faz parte do Circuito Sescoop/SP de Cultura, realizado em todo o estado e em Assis conta com a parceria do Sescoop, a Coopermota e as cooperativas Unimed, Unicred e SicoobCredimota. O musical infantil aborda a história de bichos que constroem a casa onde morariam em uma clareira da floresta e descobrem a importância do trabalho em cooperação.
Já na entrada dos bichos personagens do espetáculo, a empolgação das crianças demonstrava a adesão dos estudantes à proposta de refletir sobre a importância de atuação em conjunto. A produção do teatro, com figurinos, luzes e o cenário da floresta, atraiu a atenção dos pequeninos, que ora se mantinham em silêncio para ouvir a história, ora se envolviam nas canções conduzidas pelos personagens.
O coelho engenheiro, apaixonado pela coelhinha, fez o esboço da casa onde poderiam morar. A casa, no entanto, era requisito para que ela pudesse aceitar o pedido do namoradinho. O desenho acabou sendo mostrado por ela para outros animais e todos também começaram a alimentar o sonho de ter a sua própria casa a partir daquele esboço. O bode, a onça, o macaco, e o pato se envolveram nesta empreitada, cada um a seu modo, porém sem saber que um ajudava o outro na construção da mesma casa, já que cada um fazia um pouco para a obra em momentos distintos. Ao descobrirem que atuavam na mesma casa, resolveram se unir para que cada um pudesse ter a sua. Os estudantes não pouparam esforços, ao final da peça, em conseguir um momento para a foto como a doce coelhinha que reforçou aos alunos a importância de cooperar com o outro.
O projeto de formação de público é composto por ações continuadas baseadas na apresentação de um espetáculo no ambiente escolar, seguido de estudo em livros e uma oficina, todos abordando o mesmo tema. A escola de Assis foi a primeira a receber o projeto de forma completa, o que será completo no segundo semestre deste ano.
Trabalho continuado
A escola recebeu, ao final do espetáculo, o livro “O menino que cooperava”, em ato oficial com representantes da Coopermota e as cooperativas SicoobCredimota, Unicred e Unimed. Os alunos estudarão o tema por meio da leitura dos exemplares doados à escola a partir do retorno do semestre escolar, em agosto. A obra é de autoria de Luiz Roberto Dalpiaz Rech, fundador e atual vice-presidente da Cooperativa Universidade de Líderes Juventude Sem Fronteiras – COOPLÍDER.