Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP
A área total cultivada com a soja da safra 2013/2014 deve chegar muito próxima a 100% na região de abrangência da Coopermota, com algumas exceções. Embora a chuva deste final de semana tenha sido registrada na maior parte dos municípios do Vale Paranapanema, em algumas áreas foram constatados apenas 5 milímetros de chuva. O maior volume foi verificado nas regiões de Assis, Cândido Mota e Palmital, com aproximadamente 30 milímetros por metro quadrado.
De acordo com a análise dos agrônomos da cooperativa, o percentual de plantio já concluído varia entre 100%, na maioria dos municípios, e 5%, em algumas partes que ainda aguardam a chuva para a retomada do plantio, como é o caso de Ibirarema e Maracaí. O agrônomo da Coopermota, Sérgio Lobo, comenta que em Palmital, o volume de chuva variou entre 20 e 30 milímetros, dependendo da região analisada. Segundo ele, o plantio deve ser praticamente concluído naquele município.
Em Cândido Mota e Assis, foram 35 milímetros de chuva, com expectativa de 100% de área plantada nesta semana. A mesma situação deve ocorrer em Ribeirão do Sul, onde o volume de chuva foi de 25 milímetros. De acordo com o agrônomo Marcelo Paiva, as condições climáticas para o desenvolvimento da soja está excelente, ainda que a soja plantada no início de outubro tenha sofrido um pouco com o frio.
As áreas onde ainda restará área a ser cultivada mesmo após esta chuva estão concentradas na região de Maracaí, onde a incidência de chuva foi bastante irregular. Em Cruzália, por exemplo, foram 5 milímetros, enquanto que na cidade de Maracaí este volume ficou em torno de 15 milímetros. No entanto, as expectativas de bom desenvolvimento da soja seguem boas para todos os municípios atendidos pela Coopermota.