Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP
Rebanhos de bovinos e bubalinos de qualquer idade deverão ser imunizados
A partir desta sexta-feira será dado início à 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A partir de amanhã, cooperados e não-cooperados poderão adquirir as doses na Unidade de Negócios de Cândido Mota. Já nas demais unidades, os lotes estão sendo encaminhados para comercialização a partir da semana que vem.
O pecuarista associado da Coopermota, Pedro Pereira Rodrigues, possui cabeças de gado de corte e de leite, distribuídas em propriedades situadas em Echaporã e Cândido Mota. Ele comenta que sempre realiza a vacinação assim que as doses são liberadas na cooperativa, destacando a sua preocupação em manter o seu rebanho livre da aftosa. “Não quero nem pensar na possibilidade de ter o meu rebanho doente”, diz. Aproximadamente 130 cabeças de gado devem ser vacinadas pelo pecuarista.
A campanha deve abranger todos os associados da Coopermota, com abrangência em diversas cidades da região do Vale Paranapanema. Bovinos e bubalinos de qualquer idade deverão ser vacinados até 30 de novembro e a declaração que comprova a imunização do gado deverá ser encaminhada aos Escritórios de Defesa Agropecuária até o dia 07 de dezembro.
Em 2006, foi detectado um caso de Aftosa no Paraná, o que exigiu uma série de ações de controle sanitário. A saúde do rebanho é condição básica para a concretização de contratos de exportação de carne brasileira. O estado do Paraná ainda sofre restrições no mercado internacional por conta desta incidência da doença. Diante disso, os organismos de Defesa Agropecuária reforçam a importância de que todo o rebanho seja vacinado.