Estudantes de Palmital participam de concurso sobre o agricultor e o uso de defensivos
A iniciativa é desenvolvida por meio da parceria entre a Coopermota e a multinacional DuPont, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, e premiará os oito melhores trabalhos de redação e desenho dos alunos
Aproximadamente 120 estudantes do 4º e 5º das escolas Elisabete Soares Garcia e Horácio da Silva Leite ocuparam as cadeiras do anfiteatro do Centro Cultural de Palmital "Antonio Sylvio Cunha Bueno", na tarde dessa quinta-feira. Eles participaram do lançamento do concurso de redação e desenho, do projeto mantido pela DuPont e desenvolvido com apoio da Coopermota. A parceria entre as duas empresas visa inserir junto às escolas o tema da importância da agricultura para a sociedade e a necessidade de cuidados com o meio ambiente na aplicação de defensivos agrícolas. A ação também enfatiza a necessidade de uso sustentável dos recursos naturais.
Na ocasião, três vídeos foram apresentados às crianças, que foram sensibilizadas sobre a iniciativa e informadas sobre os procedimentos do concurso. Oito estudantes serão premiados pelos trabalhos de redação e desenho com melhores pontuações, segundo critérios definidos pelas professoras de Artes e Língua Portuguesa das duas escolas, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades do concurso.
Em cerca de 20 dias a Coopermota e a DuPont retornarão às escolas para entregar os prêmios aos alunos. Nesta parceria, a DuPont oferece o material para suporte aos estudantes que farão parte do concurso e um notebook à unidade escolar participante. Como são duas escolas envolvidas na iniciativa, o prêmio será direcionado à Secretaria Municipal de Educação, que já anunciou a doação do equipamento ao Centro Cultural, que sediou o lançamento do projeto. A Coopermota, por sua vez, oferece o apoio para o desenvolvimento das atividades e realiza a compra de oito bicicletas para os estudantes que serão selecionados.
Há cinco anos as duas empresas desenvolvem este projeto na região, atuando em escolas onde a Coopermota possui unidades. Durante o lançamento, o diretor da Coopermota, Silvio Belotto, comentou o projeto e convocou as crianças a se envolverem com os trabalhos propostos. Ele comenta que a cooperativa trabalha diretamente com o agricultor da região e muitas das crianças das duas escolas onde o projeto foi lançado são filhos de produtores rurais. Dessa forma, destaca que o tema de cuidados com o meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais se torna ainda mais importante por tratar questões que estão ligadas ao cotidiano dos estudantes. Ao serem informados da premiação o entusiasmo dos estudantes foi visível, diante das diversas mãos estendidas à espera do momento para fazer o seu questionamento.
A assessora de eventos do Centro Cultural de Palmital, Maria Carmem Martins Marques, enfatiza que a possibilidade de doação do notebook para aquele equipamento público será muito importante para o local. “Atualmente a gente empresta da Secretaria da Educação e muitos dos programas que são realizados aqui, como o Circuito Cultural Paulista, por exemplo, exigem que a gente disponibilize este recurso. Será muito bom para nós”, comenta.