Cooperativas levam teatro a cerca de 270 pessoas em Presidente Prudente
A iniciativa foi viabilizada pela parceria entre as cooperativas Coopermota, SicoobCecres, Sicredi, SicoobPaulista e Uniodonto, por meio do projeto Mosaico na Estrada, mantido pelo Sescoop/SP.
Por meio da técnica de manipulação de bonecos, a Cia Truks trouxe ao centro do palco do Centro Cultural Matarazzo, de Presidente Prudente, a magia do teatro para narrar a história de encontros e desencontros amorosos de duas pessoas moradoras de uma região praiana. O evento ocorreu na última sexta-feira, dia 18, com o espetáculo “Por uma estrela”. A peça teatral reuniu aproximadamente 270 pessoas por meio da parceria entre as cooperativas Coopermota, SicoobCecres, Sicredi, SicoobPaulista e Uniodonto, na viabilização do projeto Mosaico na Estrada, mantido pelo Sescoop/SP.
Trata-se da história de duas crianças que crescem juntas e se apaixonam quando adultos. Porém, quando já estavam enamorados, a família da moça parte para morar em outra região, separando o casal, que se reencontra somente vários anos mais tarde. Conforme descrição da cia, a peça mostra o sofrimento do menino diante da separação de seu amor até que ele sai em busca de sua amada. “Um tanto elementar, porém humano, amoroso, sensível... Qualidades de que nossa humanidade tanto precisa nesses tempos em que vivemos. Resgatamos, neste espetáculo, um conceito de amor que aproxima os humanos, que os torna únicos e que, enfim, todos nós buscamos alcançar em algum momento da vida”, descreve a sinopse do espetáculo.
Cada boneco era conduzido por três manipuladores que deram vida aos personagens em uma história de romantismo. A maneira como cabeça, mãos e pés dos bonecos eram manipulados imitavam exatamente os movimentos humanos, impulsionando assim a imaginação dos expectadores ao mundo proposto no roteiro teatral. Diante da habilidade demonstrada pelos manipuladores, a peça foi indicada ao prêmio Coca Cola Femsa na categoria especial, pelo domínio da técnica de animação dos bonecos.
Cultura e solidariedade
Cada ingresso distribuído para o espetáculo “Por uma estrela” foi trocado por dois quilos de alimento não perecível, em postos de coletas definidos em cada uma das cooperativas parceiras e também na entrada do Centro Cultural. O total arrecadado ainda não foi computado, porém tudo será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente, que destinará a doação a uma entidade social do município.
O presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, destaca que esta é uma importante maneira de contribuir com a cultura das cidades onde a cooperativa atua e ao mesmo tempo agir socialmente para a comunidade onde está inserida por meio da doação das arrecadações de alimentos.