Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

45 anos em defesa do cooperativismo

23/07/2015

45 anos em defesa do cooperativismo

A Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) completa, em 2015, 45 anos de trabalho em defesa das cooperativas. Durante todo esse período, muitas foram as batalhas travadas pela valorização do cooperativismo e pelo desenvolvimento das nossas cooperativas.
A página inicial desta história começou a ser escrita no dia 14 de outubro de 1970, quando a Ocesp foi legalmente constituída. João Rodrigues de Alckmin, Josephina Rocha, que viria a ser secretária-executiva da Ocesp por mais de 25 anos, Gervásio Tadashi Inoue e Paulo de Aguiar Godoy estavam na mesa diretora naquela histórica assembleia na cidade de São Paulo.
A criação da Ocesp marcava a pacificação do movimento cooperativista no Estado São Paulo. A organização surgiu após a conciliação dos líderes de duas entidades rivais: a União das Cooperativas Agropecuárias do Estado de São Paulo (Ucesp) e a Associação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de São Paulo (Acapesp). O grande líder desta união, que também articulou a integração dos movimentos cooperativistas em nível nacional, foi Antonio José Rodrigues Filho.
Década de 70
Com a unificação e o fortalecimento político do movimento, muitas foram as conquistas em um curto espaço de tempo. A maior delas, a Lei Geral do Cooperativismo Brasileiro (Lei 5.764), foi aprovada em 1971. Nesse período despontou um promissor movimento de cooperativas de trabalho entre os médicos, que deu origem ao sistema Unimed. As dificuldades também foram grandes na primeira década, tendo em vista o conturbado período do regime militar, a Guerra Fria e a crise mundial do petróleo, entre outros fatos.
Década de 80
A Ocesp conseguiu consolidar sua estrutura nos anos 1980. Em 1982, com a preocupação de atender melhor as cooperativas, adquiriu sede própria, no bairro paulistano do Paraíso. O prédio, no entanto, precisava ser reformado e a mudança definitiva ocorreu apenas em 1989. A Ocesp também esteve à frente da participação do movimento cooperativista de São Paulo na Assembleia Nacional Constituinte. Naquele período, a organização apresentou emendas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a elaboração da Constituinte Estadual.
Década de 90
A Ocesp mais uma vez esteve na vanguarda das grandes transformações do cooperativismo nos anos 90. Levantou a bandeira da autogestão, empreendendo esforços para ampliar a capacitação dos dirigentes das cooperativas de todos os setores. Foi porta-voz das lideranças cooperativistas em momentos de grandes dificuldades, que geraram endividamento e crises em diversos setores da economia. E fez coro com a OCB e outras unidades estaduais para a criação do Sescoop, o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo, aprovado pelo governo federal no final da década.
Anos 2000

A virada do século trouxe uma série de acontecimentos positivos para o setor. Após a criação do Sescoop/SP, a Ocesp ganhou um grande aliado para a capacitação dos profissionais das cooperativas paulistas.
No campo institucional, vale destacar o trabalho integrado com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop/SP), que teve como principal resultado a aprovação da Lei 12.226/06, que Institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. 

Top