Palestra sobre manejo contra ferrugem reúne agrônomos e produtores na Coopermota
CAPACITAÇÃO
Quase 100 produtores e agrônomos de Cândido Mota, Pedrinhas Paulista, Palmital, Presidente Prudente, Iepê e cidades da região estiveram reunidos no auditório da Coopermota na manhã desta sexta-feira para a palestra sobre o “Manejo de resistência de ferrugem asiática aos fungicidas”. A palestra foi conduzida pelo professor, mestre da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde/GO (UniRV), Luís Henrique Carregal P. Silva. A iniciativa foi uma realização da Bayer, com apoio da Coopermota.
Na ocasião, o pesquisador, que também é microempresário no setor de consultoria e palestras, destaca que a resistência é causada por vários fatores que estão ligados ao mau uso dos produtos. Um manejo incorreto pode contribuir para a permanência de fungos nas plantações, os quais podem apresentar características diferentes aos produtos utilizados na área.
Entre várias outras medidas, o professor destacou a necessidade da realização de medidas preventivas, com atenção ao vazio sanitário imposto para o setor. A utilização de cultivares com ciclo mais curto também é uma medida indicada por ele.