Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Cerca de 800 pessoas participam de festa junina da Coopermota em Palmital

01/07/2015

Cerca de 800 pessoas participam de festa junina da Coopermota em Palmital

  • FESTANÇA
Terço, hasteamento de mastros dos santos juninos e muito forró embalou a festa; a arrecadação será doada a entidades assitenciais do município
 
Nesta quarta-feira foram finalizados os números da 16ª edição da Festa Junina da Coopermota, unidade de Palmital. Conforme levantamento divulgado foram 800 pessoas participantes, entre trabalhadores e público em geral. O evento tem crescido gradativamente a cada ano e já se consolidou como uma das principais festas da Coopermota, depois da Coopershow.
Tapioca, canjiquinha, torta salgada, pão com salsicha, pão de queijo, doces caseiros, entre outros quitutes juninos, bem como as bebidas quentes, como o vinho quente e quentão, e outros fizeram parte do cardápio apreciado pelas pessoas que participaram da festa. Seguindo a tradição da igreja Católica, por volta das 20h foi rezado o terço, seguido do hasteamento do mastro dos três santos comemorados no mês de junho, compreendidos por São João, São Pedro e Santo Antônio. Duas baterias de rojões celebraram o momento de homenagem aos santos, com mais de 200 fogos de artifícios que riscaram os céus do local.
Após os momentos comemorativos, por volta das 22h subiu ao palco a Banda do Vaguinho, uma reunião de artistas da cidade que em diferentes ocasiões se reúnem para eventos como este. No roteiro do grupo, o sertanejo e o forró embalou os festeiros por cerca de duas horas de eventos.
Ainda que a noite estivesse bastante fria, a forração em torno de todas as tendas cumpriu a função de proteção dos festeiros ao vento daquela noite. No total, 24 pessoas estiveram reunidas no trabalho de atendimento ao público, sendo 20 deles da própria Coopermota.
A festa junina realizada em Palmital abriu a sequência de festas que serão realizadas pela cooperativa. Há pelo menos 16 anos o evento ocorre naquela unidade. O gestor da unidade Palmital, João Carlos Bernardo, avalia que a organização da festa vem se consolidando no decorrer dos anos e se aprimorando neste processo. “A equipe já está com know-how para a realização deste evento e nos preparamos para as 800 pessoas que recebemos. A equipe foi perfeita e só recebemos elogios. Agradecemos a cada um que esteve envolvido neste processo”, diz.
Ele avalia a Festa Junina como um meio de aproximação da Coopermota, unidade de Palmital, com a comunidade. “Estes eventos têm em sua essência a proposta de gerar relacionamentos e estreitar laços com a comunidade”, conclui.
 
Solidariedade
Toda a receita da festa junina de Palmital será doada a uma entidade de assistência social de Palmital. Além disso, os alimentos que não foram consumidos na festa também foram encaminhados para o Asilo São Vicente O objetivo, segundo o gestor da unidade, é contribuir para ações que contribuam para a justiça social no município. Ele comenta que a Coopermota está atenta ao aspecto social da comunidade onde está situada e a doação de alimentos e recursos arrecadados na festa é um dos mecanismos utilizados pela cooperativa para fazer a sua parte nesta área.

 


Top