Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Planejamento estratégico para a comunicação e o Desenvolvimento Humano

18/06/2015

Planejamento estratégico para a comunicação e o Desenvolvimento Humano

  • CAPACITAÇÃO
O departamento de Comunicação da Coopermota esteve representado nesta semana em dois cursos de capacitação do Sescoop, em Assis e São Paulo. Focados no tema de formação de Agentes de Desenvolvimento Humano (ADH) e planejamento de Comunicação Interna, os dois eventos reuniram representantes de cooperativas do estado de São Paulo e trouxeram contribuições para a implantação de ações transformadoras e eficazes no setor. A Coopermota esteve representada por Bruna Reis, em Assis, e Vanessa Zandonade, em São Paulo.
Em Assis, estiveram reunidos integrantes de cooperativas da região oeste do estado, com cerca de 30 pessoas. O evento ocorreu nos dias 16 e 17, com dois módulos de estudo, envolvendo questões de planejamento estratégico e técnica de negociação. A assistente de comunicação da Coopermota, Bruna Reis, que ocupa a função de ADH junto ao Sescoop/SP, comenta que a proposta é que o ADH, ligados a questões de treinamento em diferentes frentes, tenham uma visão macro da cooperativa e estejam inseridos neste contexto de posicionamento político e institucional, de acordo com o diagnóstico da situação atual de cada localidade. 
Já em São Paulo, mais de 100 comunicadores atuantes das cooperativas do estado foram sensibilizados a adotar essa mesma postura estratégica no negócio do cooperativismo, desenvolvendo ações eficazes e promotoras de resultados positivos. A assistente de comunicação da Coopermota, Vanessa Zandonade, comenta que o encontro enfatizou a necessidade de haver uma maior divulgação do tema do cooperativismo à sociedade de uma forma geral. Ela destaca a fala da professora da FAAP, Suzel Figueiredo, sobre comunicação interna, a qual considera esta área como estratégica para o setor e defende que ela seja encarada com este valor pelas cooperativas. "Não basta informarmos, precisamos comunicar e isto significa fazer com que os receptores das mensagens transmitidas compreendam o que está sendo dito", lembra Vanessa ao trazer dados sobre a palestra referida.

 


Top