Coopermota participa de encontro da Ocesp sobre gestão, no Paraná
Parte da diretoria da Coopermota está presente nesta semana, em evento da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, viabilizado pelo Sescoop/SP (Serviço Nacional Aprendizagem do Cooperativismo). Estiveram presentes representantes de 17 cooperativas paulistas, que visitaram cinco cooperativas paranaenses. Conforme divulgação da organização, de responsabilidade do Sescoop, o evento tem por objetivo buscar referências sobre o Sistema de Análise e Acompanhamento das Cooperativas (GDA) desenvolvido pelo setor no Paraná.
Segue abaixo a íntegra da divulgação da iniciativa:
Em fase de implantação em São Paulo, o sistema consiste em um programa de computador em linguagem de rede (internet) que integra as informações financeiras, de controle administrativo e de recursos humanos das cooperativas, dando origem a indicadores que possibilitam o acompanhamento da gestão.
“Temos consciência dos grandes desafios que as cooperativas já enfrentam, e enfrentarão cada vez mais, em seus respectivos mercados. As cooperativas paranaenses são referência no sistema de monitoramento de dados há mais de 15 anos. Por isso, acreditamos que o GDA irá produzir um resultado positivo para as cooperativas paulistas na melhoria da gestão e sustentabilidade dos negócios”, disse o presidente do Sescoop-SP, Edivaldo Del Grande.
De acordo com o gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop-SP, Luis Antônio Schmidt, os dirigentes terão a oportunidade também de conhecer projetos relacionados à verticalização, agregação de valor, sucessão, relacionamento com o quadro social, desenvolvimento de lideranças e investimentos em capacitação.
O grupo, composto por 41 pessoas, representa cooperativas dos mais diferentes segmentos, como café, cana-de-açúcar, grãos e leite. No Paraná, a missão visitará as sedes de cinco grandes cooperativas do Estado - Castrolanda, Batavo, Lar, Copagril e C.Vale-, além de uma visita à Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado de Paraná).
Os integrantes da missão de cooperação voltarão a se reunir em julho, no Sescoop-SP, com o objetivo de discutir as próximas ações e projetos a serem desenvolvidos nas cooperativas a partir do aprendizado
Com informações do portal do Sescoop/SP