Palhaços e músicos levam a arte teatral a escolas de Frutal do Campo e Assis
COOPERMOTA E CULTURA
A peça que une circo e música clássica foi trazida para a região por meio de projeto desenvolvido pela Coopermota e Sicoobcredimota via Sescoop/SP
Pelo menos 500 alunos das escolas estaduais Antônio Fontana, do distrito de Frutal do Campo, em Cândido Mota, e Dom Antônio de Souza, de Assis, ocuparam os refeitórios das duas unidades escolares para assistir a peça “2por4”, encenada nas duas escolas pelo grupo Esparrama, de São Paulo, na manhã e tarde de ontem. A atividade faz parte do programa Mosaico Jovem, mantido pelo Sescoop/SP e viabilizado por cooperativas do estado. Em Frutal do Campo, a iniciativa contou com o apoio da Coopermota e a Sicoobcredimota e em Assis, além destas duas cooperativas, também apoiaram o evento as cooperativas Unimed e Unicred.
Com uma linguagem voltada à importância de atuar em cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas, o espetáculo se desenvolve com dois palhaços “Nerdolino e Batatinha”, que passam por uma série de atrapalhadas tentando reger um quarteto de cordas, até que entendem que teriam mais sucesso se atuassem juntos. A atuação dos dois palhaços na cooperação encantou os alunos e professores da escola. As risadas constantes e as palmas demonstravam a satisfação dos estudantes em assistir ao espetáculo. Para a maioria foi o primeiro contato que tiveram com o teatro profissional.
A vice-diretora da escola Antônio Fontana, Inês Recco dos Santos, responsável pelas ações na escola durante o período da manhã, agradeceu a Coopermota e a todos os envolvidos neste projeto por proporcionar a aproximação dos estudantes com a cultura. “Agradecemos a Coopermota pelo carinho que teve em olhar para a nossa escola. Somos sempre muito excluídos das ações de cultura. Tudo o que acontece é em Cândido Mota e os alunos daqui nunca não são lembrados”, diz.