Prazo final do CAR continua mantido para o dia 06 de maio
REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeia, afirmou em coletiva na ExpoLondrina que não haverá prorrogação no prazo de preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Dessa forma, fica mantido o dia 05 de maio como data limite para os produtores regularizarem o registro de suas propriedades no sistema. De qualquer forma, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, destacou que ao final do período determinado para a iniciativa a situação será avaliada para a definição dos procedimentos a serem adotados pelo governo.
Conforme dados do relatório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, finalizado no dia 22 de março e disponibilizado às suas coordenadorias regionais, em todo o estado até essa data tinham sido realizados pouco mais de 63 mil cadastros de imóveis. Esse total de cadastramento equivale a uma extensão territorial cadastrada próxima a cinco milhões de hectares, dos 16 milhões previstos para o cadastramento. A maioria dos cadastros ainda é de agricultores com até quatro módulos fiscais, os quais totalizaram 52 mil registros.
Na região, as cidades com maior número de cadastramentos, por ordem da quantidade de inscritos são, Paraguaçu Paulista, Palmital, Presidente Prudente, Assis, Quatá, Cândido Mota e Maracaí. Em todos esses municípios citados, o total registrado foi superior a 100 imóveis rurais cadastrados, tendo 279 registros em Paraguaçu, que ocupa a primeira posição com maior número de imóveis incluídos no CAR.