Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Agentes da Saúde auxiliam na busca por criadores do Aedes Aegypt na Coopermota

19/03/2015

Agentes da Saúde auxiliam na busca por criadores do Aedes Aegypt na Coopermota

  • CUIDADOS CONTRA DENGUE
Duas agentes de vetores da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Cândido Mota estiveram na Coopermota na manhã desta quinta-feira, acompanhadas do Técnico de Segurança do Trabalho da cooperativa, Leandro Custódio, para a busca de criadouros e focos de desenvolvimento do mosquito da dengue, o Aedes Aegypt. Até o final do dia seriam visitadas todas as unidades da Coopermota, sede e unidade de Cândido Mota para a verificação de possíveis locais que favoreçam o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue.
Custódio explica que todas as constatações das agentes de vetores serão consideradas para que sejam tomadas medidas que possam contribuir com a redução dos casos de dengue no município. Na última semana todas as calhas da sede foram limpas para evitar que possa haver o acúmulo de água nestas localidades, conforme afirma o gestor de Planejamento e Controle da Coopermota, Munir Zanardi.
A agente de vetor do município de Cândido Mota, Ester Loir Silva de Assis, orienta que canos de ar condicionado ou qualquer outro lugar que haja água parada sem a adição de produtos químicos podem favorecer o desenvolvimento do mosquito. “A gente orienta as pessoas a estarem protegidas para evitar a picada deste mosquito, usando repelente no corpo”, afirma.
Da mesma forma a outra agente contrata pelo município especificamente para o trabalho de controle do mosquito, Eva Vieira, explica que as nebulizações estão sendo realizadas nos domicílios e estabelecimentos comerciais conforme a demanda e a disponibilidade do inseticida. A profissional do setor de Informação, Educação e Comunicação, da Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Mota, Josiane Aparecida Moreno Hilário, explica que o veneno que a prefeitura possuía para o ano todo foi suficiente apenas para três meses e uma nova remessa foi requerida, porém ela ainda não foi entregue para o município. Ainda resta um quarteirão do bairro São Judas para concluir a nebulização naquela localidade, porém as visitas para o controle dos criadouros continuam frequentes. Hilário explica que em imóveis especiais, como a Coopermota, dado o seu tamanho e quantidade de funcionários, as visitas ocorrem a cada três meses.
 
Epidemia
O município de Cândido Mota está com um alto índice de constatações de novos casos da dengue. No início de fevereiro eram 182 casos confirmados, mas este número saltou para um total de 2.530 casos até a última semana. Hilário explica que foram até o momento, 2.575 notificações. Destas, 350 tiveram o resultado confirmado por exames laboratoriais e outros 2.186 casos com confirmação clínica epidemiológica. Isso porque a partir de 350 casos confirmados são suspensos os exames laboratoriais e todos os casos encaminhados aos departamentos de saúde do município são considerados positivos mediante exame clínico. A quantidade de casos confirmados até o momento, seja por exame ou por constatação clínica, somam um percentual de 8% da população cândido-motense. 

Top