Cordeiros da região se sobressaem em ganho de peso e volume de carcaça
A competição da Aspaco consiste em estabelecer uma análise sobre a genética de diferentes raças frente ao desenvolvimento proporcionado pela ração oferecida aos cordeiros
Confinados por um pouco mais de dois meses e alimentados com a ração Dieta Total, da Coopermota, mais de 70 cordeiros passaram por uma série de avaliações quanto ao seu ganho de peso no período de confinamento e a qualidade da carcaça então destinada ao consumo humano. Tais circunstância fizeram parte das atividades do XIII Campeonato Cordeiro Paulista – 2014, realizado recentemente em Araçatuba, com participação direta da Coopermota. A competição consiste em estabelecer uma análise sobre a genética de diferentes raças frente ao desenvolvimento proporcionado pela ração oferecida aos cordeiros. Nesta competição, realizada entre 24 criadores, o plantel da região do Médio Paranapanema, de Platina, sagrou-se campeão no resultado final das duas etapas de avaliação. Os cordeiros da raça Suffolk x Lacaune, pertencentes ao criador Bruno Garcia Moreira, obtiveram nota 91,0 no quesito ganho de peso médio diário e 91,8 na avaliação da carcaça.
A alimentação realizada no sistema de confinamento com a ração Dieta Total da Coopermota resultou no ganho médio de peso diário de quase meio quilo, no período de 49 dias, entre os animais do ganhador desta fase de avaliação, o criador Arnaldo dos Santos Vieira Filho, de Araçatuba. Neste quesito, Garcia Moreira, de Platina, ficou na segunda colocação, com aumento de peso diário dos seus cordeiros na média de 0,416 gramas.
Na avaliação da segunda etapa divulgada pela organização do Campeonato, que confere o rendimento das carcaças dos cordeiros abatidos, o rendimento médio das carcaças foi de 51,37%, em relação ao peso dos animais vivos que iniciaram a competição, que tinham em média 25,1 quilos. As avaliações da carcaça levam em consideração alguns aspectos como rendimento, acabamento e uniformidade da carcaça abatida.
O gestor de suprimentos e varejo da Fábrica de Ração da Coopermota, Diogo Suguita, destaca que a ração da cooperativa vem sendo avaliada nesta competição por quatro anos consecutivos e os resultados fisiológicos e comerciais têm sido bastante positivos, eliminando possíveis problema na parte renal dos cordeiros. Ele lembra que outras rações vinham apresentando desdobramentos fisiológicos problemáticos, afetando o casco dos animais, permitindo a incidência de parasitas, entre outros. “A utilização da ração Dieta Total da Coopermota contribuiu para eliminar este problema dos planteis de cordeiro. Por outro lado, os animais têm ganhado mais massa e apresentado um melhor aproveitamento da carcaça”, avalia.