Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Gesto de solidariedade de criança surpreende público em evento da Coopermota

26/11/2014

Gesto de solidariedade de criança surpreende público em evento da Coopermota

  • CONHECIMENTO E COMPANHEIRISMO

Quase 80 crianças receberam com ansiedade a visita de representantes da Coopermota e da empresa Du Pont nesta semana. O evento foi acompanhado por mais de 200 estudantes, que estavam especialmente animados pela espera do anúncio daqueles que ganhariam uma bicicleta como premiação do concurso de redação e desenho desenvolvido pelas duas empresas, relacionado ao uso de equipamentos de proteção individual durante a aplicação de defensivos agrícolas.  No entanto, o momento que marcou a cerimônia em São José da Boa Vista, foi quando Mateus Henrique Bernini Brauner disse que doaria a bicicleta que já possuía para Israel Moreira Sampaio, que não havia sido contemplado no concurso e não tinha condições para comprar outra como aquela.

O projeto foi realizado em duas escolas da região de Maracaí, compreendidas pela Professor Lourenço Carneiro, em Santa Cruz da Boa Vista, e na Coronel Azarias Ribeiro, em São José das Laranjeiras. No total, foram entregues oito bicicletas, sendo distribuídas quatro em cada escola, tendo ainda a doação de um computador para a escola Lourenço Carneiro, conforme definição da Secretaria Municipal de Educação de Maracaí.

O gesto de solidariedade chamou a atenção de todos, pois segundo a direção, não foi anunciado com antecedência e partiu exclusivamente da iniciativa do aluno, que possui cerca de 10 anos. Fotografias e abraços sucederam o comunicado do estudante. Israel agradeceu o amigo com quem compartilha a sala de aula desde quando ainda frequentava o ensino infantil. Na avaliação dos organizadores, o projeto foi satisfatório pois, além de incentivar a conscientização dos alunos sobre a preservação da saúde do agricultor e do meio ambiente, também despertou o gesto de solidariedade em um exemplo de ajuda ao próximo.

Em cada escola foram premiados os alunos que fizeram as melhores redações e desenhos sobre o tema. A seleção envolveu um total de 40 produções, entre os quais foram definidos os ganhadores por meio de votação que envolveu todos os professores da escola. A diretora, Josiane Tomazinho Sebastião comenta que para a maioria dos alunos o assunto foi novidade, pois embora estudem em uma área agrícola, muitos não têm contato com a agricultura propriamente dita. “Alguns moram no sítio e veem o pai mexer com os defensivos, mas outros tiveram contato com este tema agora, o que é importante para a saúde dos aplicadores e também para a agricultura”, afirma.

 

 


Top