Cerca de 300 crianças participam das atividades do Dia C
Por meio de brincadeiras e ações de orientação educativa, as crianças tiveram contato com mensagem de valorização em relação ao ato de cooperar
A ação de cooperar e ajudar uns aos outros foi o tema das brincadeiras e atividades realizadas no último sábado, em Maracaí, Paraguaçu Paulista e Ibirarema, como parte da programação do Dia C, Dia de Cooperar. No total, aproximadamente 300 estudantes foram sensibilizados com as ações da data comemorativa, por meio de brincadeiras e orientações dos profissionais envolvidos no projeto. A Coopermota fez parte desta iniciativa nacional organizado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), por meio do projeto Cultivando Conhecimento, realizado pela cooperativa em escolas das três cidades envolvidas. No projeto, as técnicas de cultivo e cuidados com as hortas são levadas às crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, como forma de impulsionar esta ação em meio aos estudantes.
A formação ambiental e educativa junto aos estudantes, tem o objetivo de disseminar aos pequeninos, os conceitos do cooperativismo e das propostas de iniciativas conjuntas para a realização de objetivos comuns, bem como valorizar o contato com a terra e o saber do campo. O projeto vem sendo desenvolvido pela Coopermota há pelo menos dois meses e já começa a oferecer os primeiros resultados.
Por volta das 13h30 as ações foram iniciadas concomitantemente nas três unidades da cooperativa, contando com a participação de integrantes do Sescoop/SP e de voluntários regionais de cada município. Além de brincadeiras, pinturas artísticas faciais, confecção de brinquedos com garrafas pets, também foram realizadas orientações de saúde bucal e outras.
Em Paraguaçu Paulista, a mãe de um dos estudantes, Silvia de Oliveira, destacou a importância da realização de atividades que tenham o perfil de envolvimento dos estudantes, pais e diferentes profissionais, como ocorreu no Dia C. “A Coopermota precisa fazer mais eventos como este. Os pais precisam estar nas escolas de seus filhos e participar das ações com eles. Também me gostaria de participar do projeto de horta para fazer em casa”, disse.
O presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel avalia que a adesão da Coopermota nas atividades do Dia C favoreceu a ampliação da divulgação do projeto Cultivando Conhecimento, o que contribui para que a iniciativa também se estenda até aqueles que não estão diretamente envolvidos nesta ação. O objetivo é dar a maior abrangência possível para tais medidas, tendo em vista o seu potencial de educação ambiental e de valorização dos princípios do cooperativismo, pilar de sustentação da Coopermota.
Avaliações positivas
O gestor da unidade de Maracaí, Rafael Nascimento, destaca que uma série de atividades foi organizada pela Coopermota para levar as instruções sobre o cooperativismo às crianças, já que a cooperativa entende que é preciso conscientizá-las sobre os benefícios da cooperação desde a infância para que haja adultos engajados nesta iniciativa.
Da mesma forma, o gestor de Paraguaçu Paulista, Cristiano Tomieiro, enfatiza que o projeto Cultivando Conhecimento amadurece a cada etapa que vem sendo superada e já demonstra avanços no objetivo da cooperativa em valorizar o contato das crianças com a terra. Muitos dos estudantes que participam do projeto começam a assimilar as formas de manejo das hortaliças, bem como demonstram já adquirir uma postura de defesa e de preservação ambiental. Cada aluno adotou um dos alimentos plantados como seu e é responsável pelos cuidados com a planta.
Em Ibirarema, o projeto também tem obtido avaliações positivas do gestor daquela unidade, Ronaldo Garcia. Diferentes hortaliças vêm sendo cultivadas pelas crianças para que elas adquiram proximidade com o manejo de tais alimentos, bem como com o seu consumo. Alfaces, rabanetes, cenouras e outros legumes já estão praticamente prontos para serem inseridos da alimentação dos estudantes.