Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP
Pelo menos 50% dos produtores dos municípios pertencentes à area de abrangência de atuação da Coopermota iniciaram ou retomaram o plantio da soja após a chuva registrada na quarta-feira desta semana. Gradativamente este percentual vem sendo ampliado, com quadros de avanços equivalentes em diferentes municípios da região do Médio Vale Paranapanema.
De acordo com o agrônomo da Coopermota, José Carlos Pereira Godinho, a chuva da última quarta-feira foi suficiente para que o solo tivesse condições adequadas ao plantio, levando a maioria dos produtores ao plantio. Contudo, a quantidade de umidade do solo deve ser satisfatória ao plantio nos próximos cinco dias e posteriormente o agricultor deverá aguardar por nova incidência de chuva na região. Ele acrescenta que em sua área de abrangência, que inclui os municípios de Assis, Platina e Maracaí, alguns agricultores começaram o plantio em ritmo mais lento por falta de preparo do solo para o controle de erva daninha, como o capim amargoso e a buva, espeficamente. Porém, após a chuva desta semana, o plantio foi intensificado.
Nesta sexta-feira, a agência de meteorologia, Clima Tempo, trazia a previsão de aproximadamente 35 milímetros de chuva para o domingo, dia 27, em uma probabilidade de 90% de chance de acerto. Pancadas de chuva isoladas estão previstas a partir da próxima quarta-feira, com menor volume pluviométrico.