Estudantes de Ibirarema fazem canteiros na escola como segunda fase do projeto
CULTIVANDO CONHECIMENTO
Nesta sexta-feira (01/08), os estudantes de Ibirarema participaram da conclusão da segunda fase do projeto Cultivando Conhecimentos, mantido pela Coopermota junto a escolas municipais de três municípios situados na abrangência da cooperativa. No total, mais de 900 crianças serão instruídas com ações teóricas e práticas sobre o cultivo de horta, com atividades realizadas diretamente na unidade escolar. Desde segunda-feira, os 400 alunos da escola vinculados à escola Augusto Novaes Coronado, de Ibirarema, participaram do preparo dos canteiros que serão utilizados para o cultivo de sementes e mudas de hortaliças. A cada dia desta semana o trabalho foi realizado com uma turma diferente.
Toda a ação vem sendo orientada por agrônomos e técnicos agrícolas da Coopermota, com intervenções na fase teórica e prática do projeto. As ações visam despertar a atenção das crianças para o agir sustentável a partir da manipulação do solo e das orientações repassadas nos encontros, bem como têm contato com o princípio cooperativista de cooperação nas ações coletivas, visando o desenvolvimento satisfatório dos projetos propostos bem como da comunidade diretamente relacionada com a atividade.
As crianças participantes do projeto da Coopermota em Ibirarema têm entre oito e 11 anos de idade e desde já são estimuladas a pensar sobre suas ações cotidianas e a necessidade da adoção de uma postura responsável frente ao que fazem. O objetivo é dar condições para que os alunos adotem esta prática não só na escola, como também no seu ambiente familiar.