Dezenas de produtores participam de Dia de Campo, em Cândido Mota
AVALIAÇÃO E RESULTADOS
Pelo menos 50 produtores se reuniram, na última sexta-feira, dia 04, na propriedade de Antônio Rocha, em Cândido Mota, para a realização do Dia de Campo sobre Milho de Segunda Safra e o desenvolvimento de variedade da Pioneer, organizadora do evento. Na ocasião, o agrônomo e gerente regional da Pioneer, Evandro Frazzatto, destacou a importância do nitrogênio na cultura do milho e a necessidade de um bom planejamento para a cultura. Ele destaca que desde 2008, o que antes era considerado como uma safrinha de segunda importância no calendário agrícola, passou a receber mais investimentos e apresentar resultados de produtividades tão expressivas quanto à safra de verão.
Frazzatto lembrou que o planejamento do milho de segunda safra começa na cultura da soja, com planejamento de plantio e colheita em períodos mais favoráveis ao milho. Ele destaca que quanto maior a produtividade da soja, maior será a quantidade de nitrogênio que permanecerá no solo para o recebimento do plantio de milho. Para a definição da quantidade de nitrogênio necessário para o solo na preparação do plantio de milho deve considerar a quantidade deste nutriente deixado pela soja, mais a necessidade do milho para a sua produtividade.
O agrônomo destaca que o milho de segunda safra que será colhido na região do Vale Paranapanema tem perspectivas de boa produtividade, mas estes resultados terão variação conforme o investimento dos produtores nesta cultura. "Muitos estão achando que irão colher 350 sacos de milho por alqueire, mas pode se frustar se não investiu a quantidade necessária. Quem não fez o balanço de nitrogênio terá um peso menor", comenta.