Coopermota realiza a 15ª edição de sua festa junina em Palmital
Cerca de 700 pessoas de Palmital e região participaram da 15ª edição da festa junina da Coopermota, realizada na última sexta-feira, dia 27, no pátio da unidade. A festa faz parte do calendário de ações da cooperativa, contribuindo, desta forma, com a valorização desta cultura popular e oferecendo mais uma opção de descontração aos seus associados e à comunidade geral, já que a festa é aberta a todos.
Além de valorizar esta atividade cultural tradicional na região, os artistas locais também fizeram parte da programação do evento, com a animação da festa tendo sido realizada pelo jovem Edson Fadel e banda, que executou músicas caipiras tocadas ao som da sanfona. A decoração personalizada da Coopermota lembrou o xadrez do meio rural, aliado às cores da cooperativa, o verde e o amarelo, as quais também compõem o figurino de torcedores da seleção brasileira, tendo em vista que estamos em plena Copa do Mundo sendo realizada no Brasil.
Houve também espaço para o momento de oração e agradecimento aos três santos que são cultuados nas festas juninas. O mastro, de três laterais, trazia as imagens de São Pedro, Santo Antônio e São João, sendo reverenciados e cultuados pelos participantes, que acompanharam a festa comemorada com fogos de artifício, uma fogueira de aproximadamente dois metros de altura e comidas típicas. Além disso, um local foi preparado para as devoções dos fiéis, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Pelo menos 20 pessoas da Coopermota de Palmital e de outras unidades trabalharam diretamente na organização da festa, que contou ainda com uma equipe de brigadista, requisito do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos participantes.
O gestor da unidade da Coopermota em Palmital, João Carlos Bernardo, avalia positivamente a festa e agradece a todos que estiveram presentes. Ele explica que a arrecadação obtida com a venda de convites, comidas e bebidas é destinada ao pagamento dos custos da festa e o restante é encaminhado para uma entidade da cidade onde a Coopermota está inserida. Neste ano, a entidade beneficiada será o Asilo São Vicente de Paulo, o qual deve receber o dinheiro de doação até o final da semana.
Da mesma forma, o presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, parabenizou a todos pela realização do evento. Segundo ele, o interesse da cooperativa é oferecer cultura e opções de lazer às comunidades dos municípios onde a cooperativa atua. “A doação para a entidade assistencial é uma forma de contribuirmos com este nosso propósito”, afirma.
Já está agendada a realização de outras três festas juninas em unidades da Coopermota. No dia 11 de julho haverá festa nas unidades de Cândido Mota e Ipaussu, ambas às 19h30. Já no dia 25, a festa junina será em Ibirarema.
Fotos: Alex Anhumas