Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Coopermota prepara seus colaboradores para combate a incêndios

30/06/2014

Coopermota prepara seus colaboradores para combate a incêndios

  • SEGURANÇA NO TRABALHO
Grupos de colaboradores de diferentes setores e unidades da Coopermota passaram por treinamento de manuseio e ações a serem tomadas em casos de combate a incêndios de pequeno porte. Desde janeiro, quase 70 integrantes do quadro de funcionários fixos e safristas da cooperativa receberam orientações voltadas a este assunto. Entre as informações repassadas estiveram dados sobre prazo de validade dos extintores, localização dos equipamentos e destinação de cada material de acordo com o local que esteja em chamas, seja utilizando-se do pó químico, gás pressurizado ou água.
As orientações são realizadas a pequenos grupos, já que o treinamento ocorre no horário do expediente, o que impede que um grande número de colaboradores se ausentem de suas funções. A última equipe capacitada para a atuação no auxílio ao combate envolveu integrantes dos departamentos de comunicação, planejamento, comercialização, gestão de pessoas e serviços gerais.
O técnico de segurança no trabalho, Leandro Aparecido Custódio, enfatiza que estas ações são necessárias no ponto de vista de agir de forma a prevenir situações de risco aos trabalhadores, garantindo a sua segurança, e ainda salvaguardando os equipamentos da Coopermota em casos de incêndios. “É comum as pessoas agirem de forma descontrolada em momentos de ansiedade, o que pode ocorrer em situações de incêndio. Com as orientações, tentamos reduzir as possibilidades de erro de manuseio dos extintores e a falta de eficiência no combate às chamas”, diz.
Ele explica que o treinamento é realizado com base nas datas de vencimento dos extintores, aliando a necessidade de descarga dos equipamentos à capacitação dos colaboradores neste manuseio. “Para efeito de fiscalização é necessário estar atento à data de vencimento, ao lacre e às indicações dos manômetros dos extintores. Sendo assim, fazemos o acompanhamento dos equipamentos semanalmente para garantir que não tenhamos problemas ou imprevistos quanto a isso, além de outras ações direcionadas à segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho”, afirma.

 


Top