Expectativa de produtividade superior a do ano passado
MILHO DE SEGUNDA SAFRA
A Coopermota já começa a se preparar para a colheita da safra de inverno, que deve ser iniciada em cerca de 45 dias no Vale Paranapanema. As estimativas é que a produtividade do milho de segunda safra seja superior aos índices obtidos no ano passada. Contudo, embora já não seja necessário mais chuvas para garantir uma boa produtividade, a cultura ainda não está protegida de intempéries climáticas como geadas.
O agrônomo da Coopermota, José Roberto Gonçales Massud, comenta que três fatores influenciaram a situação atual de boas expectativas para o milho, que pode chegar a produção de 280 sacos por alqueire. Entre os fatores está o plantio em época mais antecipada em relação ao ano de 2013, chuvas até fases mais adiantadas do milho e menor intervalo de chuva no período de definição da produtividade.
Quanto ao custo de produção, Massud avalia que os valores foram semelhantes ao ano passado. O único produto que teve aumento nesta safra foi o adubo. Porém, se a boa produtividade for confirmada, estes valores não afetarão os lucros das lavouras.