Manejo com a terra e plantas é tema de oficinas com alunos da região
A Coopermota desenvolve ações com os estudantes por meio do projeto Brincar e Reciclar junto a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental
Em cerca de 50 dias, estudantes de escolas de Ibirarema, Paraguaçu Paulista e Maracaí, no distrito do São José das Laranjeiras, poderão colher alface, cebolinha, cenouras e outras hortaliças que foram cultivadas pelos estudantes no ambiente escolar, para futuramente integrá-las ao seu cardápio diário. Na última semana, os alunos iniciaram oficinas auxiliados por agrônomos e técnicos agrícolas da Coopermota, os quais serão responsáveis pelo acompanhamento das atividades que integram o projeto Brincar e Reciclar, realizado em parceria com o Sescoop. As ações do programa foram iniciadas com palestra relacionada ao cultivo das plantas, sob responsabilidade do instrutor vinculado ao Sescoop, Cláudio F. Santos.
A ação envolveu crianças do segundo ao quinto ano do ensino fundamental, iniciada com encenação de peça teatral e, em seguida, com as oficinas de hortaliças. A iniciativa visa ampliar o contato dos estudantes com as plantas e despertar em cada um deles, a consciência responsável no que se refere à preservação ambiental e a alimentação saudável. O objetivo é dar condições para que os alunos adotem esta prática não só na escola, como também no seu ambiente familiar.
Em Ibirarema, quase 450 alunos da escola Augusto Novaes Coronado realizaram o plantio de alface em copinhos plásticos. Eles tiveram a oportunidade de manipular o substrato e manusear as sementes que foram utilizadas por eles para a formação das mudas que serão replantadas diretamente no solo, sob orientação do técnico agrícola da Coopermota, Ronaldo Vieira. O próximo passo será a construção dos canteiros em uma área da escola, em ambiente propício para o desenvolvimento das hortaliças.
Já em Paraguaçu Paulista, a quadra poliesportiva da escola Therezinha de Lourdes Cação Goya teve a sua função alterada. Desta vez, cerca de 120 estudantes ocuparam o espaço para aprender mais sobre o cultivo de hortaliças e fazer o primeiro plantio para a horta da escola. Neste primeiro momento foram cultivadas sementes de alface americana para a formação de mudas em copinhos plásticos. O gestor da unidade daquela cidade e técnico em pecuária da Coopermota, Cristiano Ap. Tomieiro, será o responsável pelo desenvolvimento do projeto junto aos alunos. Todo o desenvolvimento das plantas será acompanhado por ele, com visitas semanais.
As atividades foram encerradas em São José das Laranjeiras, com a atuação de 340 alunos no plantio das hortaliças em uma extensa área localizada ao fundo da escola Coronel Azarias Ribeiro. Neste caso, além de cebolinhas plantadas em copinhos plásticos, mudas de alface já preparadas pelo agrônomo da Coopermota, Rafael Nascimento, foram cultivadas nos primeiros canteiros da horta. Em todas as escolas as ações ainda contarão com uma série de atividades ligadas a este projeto, que deverá ser concluído no final do ano letivo.