Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP
Parceria entre a Coopermota, a Sicoobcredimota e o Sescoop busca dar ênfase ao valor do cooperativismo
Pelo menos 300 alunos de 6 a 11 anos, da escola municipal Olga Breve Alves, de Cândido Mota, participaram da atividade cultural realizada na manhã e na tarde da última quinta-feira, dia 10. Eles assistiram a peça “Era Uma Vez … Histórias de Cooperação”, interpretada pelas contadoras de história do grupo teatral paulistano “A Fabulosa Cia de Teatro de Histórias”. Com estratégias de linguagem lúdica, voltada ao público infanto-juvenil e intervenções musicais, as atrizes transportaram as crianças a um mundo de fantasia e aventuras. As interpretações deram vida ao homem de palha e sua generosidade, à amizade da irmã dos sete corvos que os trouxe à vida e a união dos animais em busca de melhores condições de vida. Todas as situações buscaram mostrar as crianças como é bom agir em cooperação com os demais.
As ações fizeram parte das comemorações alusivas ao dia das crianças, aliando o processo de formação dos estudantes com atividades culturais voltadas ao cooperativismo. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Coopermota e a SicoobCredimota, vinculadas ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), como parte do programa Cooperjovem. Desde o início do ano, a Coopermota passou a realizar ações voltadas à essa iniciativa tanto em Cândido Mota, como também em Campos Novos Paulista. O objetivo dessa atividade é oferecer subsídios de formação aos professores do ensino fundamental e também infantil sobre o tema do cooperativismo.
A iniciativa viabilizada com o apoio da Coopermota visa ampliar o entendimento sobre a importância da cooperação na ações cotidianas em diferentes locais onde tem atuação. Por meio desta parceria com a cooperativa as educadoras da escola mudaram algumas atitudes, agindo diretamente na busca de uma maior cooperação da família na educação dos alunos atentidos pela escola, por exemplo. Com a parceria formalizada foram viabilizadas ações complementares naquela unidade de ensino. O Cooperjovem dá subsídios para que as escolas auxiliem na mudança de postura dos indivíduos em relação as ações da sociedade, se distanciando da competitividade tão comum nas relações sociais e se aproximem do regime de cooperação mútua.