Av. da Saudade, 85 - Cândido Mota/SP

Crianças são instruídas sobre preservação ambiental por meio do teatro

02/06/2014

Crianças são instruídas sobre preservação ambiental por meio do teatro

A ação foi desenvolvida pela Coopermota em três escolas de diferentes municípios onde está instalada
 
Aproximadamente 900 crianças de escolas dos municípios de Ibirarema, Paraguaçu Paulista e Maracaí, no distrito de São José das Laranjeiras, participaram do projeto Brincar e Reciclar, desenvolvido pela Coopermota, em parceria com as secretarias municipais e o Sescoop. Nesta iniciativa, crianças a partir de nove anos de idade assistiram ao espetáculo musical, “A água que fugiu do lago”, da Cia Arueiras do Brasil, de Praia Grande, em ações realizadas nesta última semana de maio.
Em uma abordagem que inverte a forma de falar dos cuidados com a natureza e as agressões do homem ao ambiente. De forma bastante descontraída e lúdica, o grupo envolveu as crianças por quase uma hora de apresentação. A manifestação dos alunos contra a intervenção daquela família foi imediata, de forma a impedir que eles jogassem lixo no chão e na natureza. A encenação se repetiu em dois momentos do período de aulas em Ibirarema e em um dos turnos nas demais cidades. Na peça, o marido leva a família para um pique nique em uma região que possui um lago muito bonito. No local, ficaram os restos do consumo do grupo em atitudes descompromissadas com a natureza. Permaneceram no local os sacos plásticos, latas de refrigerantes e uma porção de lixo. Diante das agressões que sofria, o rio acabou se escondendo daquele homem, já que acabaria sendo destruído.
A partir da interação com o público, que passa a fazer parte do grupo teatral durante a peça, os atores conquistam a empatia das crianças, que se vêem representados pelos estudantes. A “Tia Dolores” e o “Primo Arcides”, bem como toda a bicharada que vivia envolta do rio, foram escolhidos pelos atores em meio à plateia para ajudarem a compor o cenário de empatia entre aqueles que assistiam e o grupo que contracenava. Na avaliação dos arte-educadores, esta metodologia proporciona momentos que marcam a memória das crianças e são eficientes na absorção da mensagem transmitida por parte do público.
 
Responsabiliade socioambiental
Para a assistente de comunicação da Coopermota e agente cultural junto ao Sescoop, Sabrina Fleury, a utilização do teatro junto às crianças de escolas localizadas em municípios onde a cooperativa atua é uma forma lúdica de levar temas importantes para o cotidiano das crianças e possibilitar uma forma de interação com a comunidade de maneira mais próxima.
Esta é a segunda vez que a Coopermota oferece ações do programa Brincar e Reciclar. Em 2012 o trabalho foi desenvolvido em uma escola de Roseta, distrito de Paraguaçu Paulista. No entanto, neste ano, a proposta de falar sobre os cuidados com a terra e a preservação dos recursos naturais será ampliada e se estenderá por alguns meses, por meio da produção de uma horta que irá atender às demandas das escolas abrangidas pela iniciativa. “A ideia é que os alunos trabalhem estes temas na escola e levem as informações ao seu cotidiano, colocando-as em prática no seu ambiente familiar”, comenta.
Além de cultivo de hortaliças, também serão oferecidas oficinas de compostagem e cuidados que devem ser adotados à esta cultura. Fleury destaca que com esta ação, cumpre-se um dos princípios da cooperativa, que é o cuidado com a comunidade onde a Coopermota está inserida. 

Top