Ciiagro registra mais de 200 milímetros de chuva no município de Cândido Mota
EXPECTATIVA DE BOA PRODUTIVIDADE
A tarde e a noite desta quinta-feira trouxe um bom volume de água para a região do Vale Paranapanema. Embora os pluviômetros de produtores da região apontem o registro de chuva entre 100 e 120 milímetros, o sistema de acompanhamento da rede meteorológica do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), o qual possui uma estação no Campo de Difusão da Coopermota, registrou um total de 223 milímetros, em Cândido Mota. O mesmo sistema registrou ainda 62,99 milímetros em Assis, 75,44 em Ipaussu e 97,81 em Palmital. A temperatura nestas cidades citadas variou entre 13,31°C, em Assis, a 28°C.
O agrônomo da Coopermota, José Roberto Gonçales Massud, explica que esta variação entre os pluviômetros particulares e o da estação do Ciiagro diz respeito ao fato de que a capacidade destes aparelhos é menor do que o volume atingido. Com este volume de chuva registrado, a necessidade hídrica das lavouras de milho desta safra de inverno foi atingida. Dessa forma, a boa produtividade do milharal está garantida, desde que não haja intempéries climáticas como geadas ou ventos fortes. “Estamos com boas expectativas para esta safra. O potencial atual das lavouras é de cinco mil quilos de milho por hectare, o que equivale a cerca de 200 sacos por unidade”, diz. A agência Climatempo ainda prevê chuvas para hoje e domingo, porém com pouco volume.
Embora tenha chovido um volume grande de chuvas, não há registro de danos expressivos nas lavouras da região. Houve casos de milho que sofreu com o vento, principalmente nas margens das lavouras, mas até o momento não foram detectadas situações preocupantes no Vale Paranapanema.